From Fedora Project Wiki

< EPEL

Revision as of 17:13, 21 March 2015 by Fba (talk | contribs) (Created page with "{{autolang|base=yes}} Image:banner468x120.png = Pacotes Adicionais para Enterprise Linux (EPEL) = Bem-vindo ao lar do Grupo EPEL. == O que são Pacotes Adicionais para...")
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)

Banner468x120.png

Pacotes Adicionais para Enterprise Linux (EPEL)

Bem-vindo ao lar do Grupo EPEL.

O que são Pacotes Adicionais para Enterprise Linux (ou EPEL do inglês Extra Packages for Enterprise Linux)?

Pacotes Adicionais para Enterprise Linux (ou EPEL) é um grupo especial do Fedora com interesse em criar, manter e gerenciar um conjunto de pacotes adicionais com alta qualidade para o Enterprise Linux, incluindo, mas não se limitando a, Red Hat Enterprise Linux (RHEL), CentOS e Scientific Linux (SL), o Oracle Linux (OL).

Pacotes EPEL são geralmente baseados em suas contrapartes do Fedora e nunca entrarão em conflito ou substituirão os pacotes da base de distribuições Enterprise Linux. EPEL usa muito da mesma infra-estrutura do Fedora, incluindo buildsystem, bugzilla, gerenciador de atualizações, gerenciador de sites espelhos (mirrors) e muito mais.

Saiba mais sobre EPEL nas páginas a seguir:

Que pacotes e versões estão disponíveis no EPEL?

Você pode dar uma olhada em qualquer um dos sites espelhos (mirrors) EPEL disponíveis a partir de nossa lista de mirrors

Alternativamente você pode procurar o conjunto de pacotes usando repoview:

Como posso usar esses pacotes extras?

EPEL tem um pacote 'epel-release' que inclui chaves GPG para assinatura de pacotes e informações do repositório. Ao instalar esse pacote a versão Enterprise Linux deve permitir que você use ferramentas normais, como yum para instalar os pacotes e suas dependências. Por padrão, o repositório EPEL estável estará ativado, há também um repositório 'epel-testing' que contém pacotes que ainda não são considerados estáveis.

Idea.png
Nota para os usuários da RHN
É preciso ativar também o repositório 'opcional' para usar os pacotes do EPEL, pois eles dependem de pacotes deste repositório. Isso pode ser feito, permitindo o RHEL opcional Como subscrever um sistema para um subcanal usando o Red Hat Network (RHN) Classic?. Para assinaturas baseadas em certificados acesse Guia de Gerenciamento de subscrição Red Hat. Para EPEL7, além do repositório 'opcional' (rhel-7-server-optional-rpms), você também precisa ativa o repositório 'extras' (rhel-7-server-extras-rpms).
Idea.png
Nota para os utilizadores do CentOS
Você pode instalar EPEL executando yum install epel-release. O pacote está incluído no repositório CentOS Extras, ativado por padrão.

Se você estiver executando a versão EL7, obtenha a mais nova versão de 'epel-release' para EL7

Se você estiver executando a versão EL6, obtenha A mais nova versão de 'epel-release' para EL6

Se você estiver executando a versão EL5, obtenha A mais nova versão de 'epel-release' para EL5

Você pode verificar esses pacotes e suas chaves a partir da página do projeto Fedora: https://fedoraproject.org/keys

História do projeto

O projeto EPEL nasceu quando os mantenedores do Fedora perceberam que a mesma infraestrutura que cria e mantém pacotes para o Fedora seria ótima para também manter pacotes adicionais para o Enterprise Linux. A partir daí muitas coisas têm se desenvolvido e já existe uma grande coleção dos mais variados tipos de pacotes. Veja Nossa História e Filosofia para mais informações.

Como posso contribuir?

O EPEL SIG está sempre à procura de pessoas interessadas em ajudar. Precisamos sempre de mantenedores de pacotes, QA/testadores, Triadores de bugs, marketing e escritores de documentação. Por favor, consulte a nossa página Junte-se ao EPEL para mais informações sobre como aderir à SIG.

Comunicando-se com o EPEL SIG

Há muitas maneiras de se comunicar com o EPEL SIG e os seus membros:

  • O #epel[?] canal de IRC em irc.freenode.net oferece suporte em tempo real para usuários e desenvolvedores do EPEL.
  • O epel-devel é para desenvolvimento em geral e discussão.
  • O epel-announce mailing list é uma lista de discussão de baixo volume para anúncios importantes.
  • O epel-package-announce list é uma lista para obter informações sobre atualizações de pacotes e como eles acontecem no repositório estável.
  • Se você encontrar um bug em um pacote mantido por EPEL, por favor informe através do https://bugzilla.redhat.com/ sob o produto "Fedora EPEL".