From Fedora Project Wiki


F13-releasenotes-banner.png

O Fedora é um sistema operativo baseado em Linux que disponibiliza para o seu computador, portátil ou servidor, as últimas novidades em software livre e de código aberto, e permite-lhe o acesso a milhares de aplicações de código aberto. Este útil e amigável sistema operativo é desenvolvido por pessoas à volta do mundo que trabalham em conjunto como uma comunidade para criar o Projecto Fedora.

Fedora-book-latam-2009-1.jpg Fedora-book-latam-2009-2.jpg Fedora-book-latam-2009-3.jpg Fedora-book-latam-2009-4.jpg Fedora-book-latam-2009-5.jpg

O Fedora é livre para ser utilizado, modificado, e distribuído, e inclui software que o ajuda a trabalhar, divertir-se, a organizar-se, e a socializar-se. Pode ler mais informações sobre o Projecto Fedora na nossa página da visão geral.

F13-full-screenshot.jpg

O que há de novo no Fedora 13?

O Fedora 13 (Goddard) está cheio de melhoramentos que tornam o Linux melhor que nunca para todos os tipos de utilizadores. Aqui estão algumas das novidades que pode esperar ver quando experimentar o Fedora 13.

Utilizadores do ambiente de trabalho

Passo 1: Ligue a sua impressora. Passo 2: Imprima. É apenas isto!
Já tentou utilizar uma nova impressora e ficou frustrado pelas mensagens de erro e por ter de andar a procurar o controlador correcto a instalar? Com a nova funcionalidade de impressão fácil no Fedora 13, ligue a sua impressora e o Fedora automaticamente encontra e instala o controlador correcto. Esta funcionalidade permite-lhe imprimir em diferentes localizações e fica pronta a funcionar em minutos. É uma das muitas inovações no Fedora 13 que lhe deixam tirar mais vantagens do hardware do seu sistema.

A gestão de cor ajuda artistas, fotógrafos, e designers a apresentar e imprimir os seus trabalhos com maior precisão utilizando software livre a 100%. Resultados com maior precisão de cor para projectores, impressoras, e scanners ajudam-no a garantir que a foto que digitalizou aparece exactamente igual no ecrã. E depois de a retocar ou melhorar, as cores que escolher serão realisticamente as que irão sair na impressão. A gestão de cor disponibiliza verdadeiros fluxos de trabalho com cor para ilustradores, designers, fotógrafos, editores, e criadores de todos os níveis de perícia.

Formulários amigáveis colocam ao seu alcance gráficos de perfil para cada um dos seus dispositivos.
Antevisão tecnológica do GNOME Shell em acção no Fedora 13. Um novo interface revolucionário para o ajudar a encontrar as suas coisas, e a ter o trabalho feito.
Quer 3D? nós temos, totalmente livres, controladores de aceleração vídeo para ATI, Intel, e agora também NVidia. Logo após a instalação pode executar uma variedade de jogos com aceleração 3D, activar efeitos do ambiente de trabalho, a até mesmo testar a próxima geração do GNOME Shell em placas Intel e ATI. Para configurar esta funcionalidade para a NVidia, basta instalar o pacote mesa-dri-drivers-experimental utilizando a útil ferramenta do Fedora, o PackageKit.

E como estes controladores são completamente livres (em preço e liberdade), nós podemos continuar a trabalhar no seu melhoramento, tal como acontece com qualquer outro software livre e de código aberto, portanto, o seu prazer de utilização vai crescer com o passar do tempo.

Administradores de sistemas

Se passa o seu dia a gerir a forma como outras pessoas utilizam o Linux, o Fedora 13 está carregado de funcionalidades que vão tornar a sua vida ainda mais fácil. Se deseja migrar novos utilizadores para um ambiente Linux ou experimentar as tecnologias de código aberto mais recentes para obter vantagens competitivas, o Fedora tem todas as ferramentas que precisa.

Por exemplo, pode descarregar uma única, e pequena imagem de boot.fedoraproject.org, tendo por base o trabalho de boot.kernel.org, e a partir desta executar e instalar qualquer versão do Fedora, actual ou futura, sem ter de descarregar imagens adicionais.

Precisa de iniciar a sessão no domínio do seu escritório com o portátil, mesmo estando em viagem? Então vai adorar o novo serviço SSSD (System Security Services Daemon). Este novo software disponibiliza funcionalidades expandidas para inícios de sessão em domínios geridos, incluindo cache para autenticação quando desligado do domínio. Portanto, mesmo que esteja numa esplanada em Lisboa, consegue aceder ao seu escritório no Porto utilizando Fedora.

http://boot.fedoraproject.org inicia imediatamente para um menu de arranque por rede.
A medir a performance dos discos com o udisks.

As coisas que conhece, e adora, ainda estão aqui - mas melhores que nunca. NFSv4 -- a última versão do NFS -- está agora disponível por omissão no Fedora 13, trazendo melhor performance e suporte para IPv6. Foi adicionado o suporte para os flexíveis e expansíveis volumes lógicos (LVM) aos utilitários de disco do Fedora, tornando triviais as medições de performance de discos.

A melhor parte? Todo este software é livre e de código aberto -- mais um argumento para impressionar o seu chefe.

Programadores

Você é um hackerCite error: Invalid <ref> tag; name cannot be a simple integer. Use a descriptive title que adora brincar com código aberto? Esta a construir a próxima mundialmente famosa aplicação web? Então vai adorar as novas funcionalidades do Fedora para programadores de software.

O SystemTap já lhe permitia várias formas de monitorar o que está o kernel a fazer, quer fosse a receber dados por rede ou a escrever para um ficheiro. Mas, com as novas sondas estáticas do Fedora 13, o SystemTap pode chegar para além do kernel, para lhe permitir ver o que está a acontecer dentro da sua aplicação e ambientes de execução de linguagens como Java, Python e TCL.

Já mencionamos avanços no Python? Se adora o Python como nós, também vai adorar a capacidade do Fedora 13 de gerar backtraces para duas linguagens. Depurar o seu trabalho quando está a misturar Python e C/C++ tornou-se mais fácil no Fedora 13 com esta funcionalidade, que começou no Fedora e está a ser aceite pela linguagem Python na origem. O Fedora 13 coloca a cereja no topo do bolo com uma instalação em paralelo do Python 3 que o ajuda a testar código para utilização tanto em ambientes Python 2.6 como Python 3.

A depurar chamadas de sistema Python no GNOME Sudoku. Pode encontrar um vídeo a explicar esta funcionalidade aqui.

E se prefere Java, vai encontrar a versão 6.8 do IDE NetBeans, o primeiro a oferecer suporte completo para a especificação completa do Java EE 6. Também apresenta suporte melhorado para JSF 2.0/Facelets, Java Persistente, e EJB 3.1.

E, claro, o ecossistema de pacotes do Fedora é rico com milhares de outras ferramentas para muitas linguagens e estilos de desenvolvimento. Afinal, nós próprios o utilizamos.



Spins

Spins são versões mais especializadas do Fedora que lhe permitem executar programas que melhor satisfazem os seus interesses. Por exemplo:

O Spin Moblin apresenta interfaces de calendário e redes sociais para dispositivos móveis.
Tem um netbook?

Experimente o spin Moblin™, uma versão do Fedora que apresenta a arquitectura base do Moblin. Tudo, desde a selecção de aplicações até à resolução do ecrã foi desenhado para suportar múltiplas plataformas e modelos de utilização -- desde Netbooks e NetTops até dispositivos de Internet móveis e dispositivos embebidos.

Conhece um miúdo curioso?

Experimente o spin Sugar numa Pen! Este spin apresenta a plataforma galardoada de aprendizagem Sugar, desenvolvida para o projecto "One Laptop Per Child" (Um portátil por criança) e utilizada em várias escolas por um milhão de crianças em mais de quarenta países. Os alunos podem utilizar a sua Pen (uma vulgar caneta USB) em qualquer computador com qualquer sistema operativo -- na escola, em casa, numa biblioteca local ou num centro comunitário -- e arrancar o ambiente Sugar personalizado sem interferir com os ficheiros da máquina hospedeira, tornando a computação personalizada acessível a qualquer criança.

Vista principal do Sugar, a mostrar algumas das actividades desenhadas para alcançar objectivos pedagógicos específicos através de brincadeiras.


A Suite de Design completa com métodos de trabalho gráficos irá colocá-lo a desenhar e esboçar em minutos.
Está a sentir a veia artística?

A suite de design Fedora foi construída por designers, para designers. Ela apresenta as ferramentas que a equipa de design Fedora utiliza diariamente para criar os fundos de ecrã, ícones, e interfaces que se podem ver no Fedora. Este spin inclui tudo, desde layouts de documentos, gráficos vectoriais e bitmaps, até modelação 3D. Se o consegue sonhar, pode criá-lo com este poderoso conjunto de ferramentas livres e de código aberto.


A aprender sobre segurança de computadores?

O Laboratório de Segurança Fedora é um ambiente desenhado por e para professores e profissionais de segurança de computadores. Com aplicações para tudo, desde auditorias de segurança e análise forense, até testes de ataques e detecção de intrusos. É a ferramenta ideal para a sala de aula, ou para o administrador de sistemas que precisa de diagnosticar e reparar computadores danificados.

O Laboratório de Segurança disponibiliza todos os instrumentos necessários para executar um método adequado de testes de segurança ou recuperação de sistemas.

Está à procura de algo mais?

Descubra mais spins em http://spins.fedoraproject.org/ -- existem spins para todos os gostos, da educação e jogos até ciência e mais!

Como começar

Intrigado? Quer experimentar o Fedora 13?

Pode visitar http://fedoraproject.org/pt/get-fedora para descarregar o LiveCD, independentemente do sistema operativo que estiver a utilizar. Este CD dá-lhe uma versão funcional do Fedora, completa com as aplicações mais comuns, todas a funcionarem a partir do seu leitor de CDs - o disco rígido do seu computador não será afectado. E quando estiver pronto, a instalação está a um clique de distância.

Deseja uma forma ainda mais agradável de utilizar o Fedora, sem riscos? Experimente a opção Live USB. Pode utilizar a mesma transferência para criar uma caneta USB de arranque de modo a poder levar o Fedora consigo para onde quer que vá. Funciona muito bem em netbooks sem leitor de CDs. Consulte a página de instruções:

http://fedoraproject.org/wiki/How_to_create_and_use_Live_USB

E se está a utilizar o Fedora 12, actualizar é fácil. Consulte a nossa útil documentação para ajuda.

Ajude a construir o Fedora!

Todas as pessoas são bem-vinda a juntar-se à nossa comunidade de contribuidores - todos os níveis de perícia são bem-vindos. Ficamos felizes por poder ensinar!
Deseja juntar-se à comunidade Fedora e ajudar-nos a melhorar ainda mais a melhor distribuição de Linux? Comece em http://fedoraproject.org/wiki/Join. A nossa comunidade diversa oriunda de todo o globo dá as boas-vindas a contribuidores de todos os tipos: Artistas, marketing, programadores, voluntários para testes, escritores, tradutores, e mais. Você pode estar envolvido! Partilhe o que já sabe ou ajude em algo que sempre quis aprender; tutores estão sempre disponíveis para ajudar quem está a começar. Toda a ajuda é apreciada!

Gostávamos de ouvir o que tem para dizer sobre o Fedora 13. Tem uma sugestão? Encontrou um erro? Comece por consultar os erros comuns para verificar se é algo que já sabemos. (Essa página também tem informações do que fazer se não encontrou o erro.)

Leituras adicionais

Quer mais? Aqui estão alguns recursos adicionais sobre o Fedora 13, ou fale com um membro da comunidade no nosso chat 24/7.