Pt/Overview

From FedoraProject

< Pt(Difference between revisions)
Jump to: navigation, search
(New page: = Visão Geral do Fedora = == Um pouco de história == A história do então estudante Linus Torvalds que no início dos anos 90, na Universidade de Helsínquia que desenvolveu a primeira...)
 
 
(13 intermediate revisions by one user not shown)
Line 1: Line 1:
 
= Visão Geral do Fedora =
 
= Visão Geral do Fedora =
== Um pouco de história ==
+
== O que é o Fedora? ==
 +
Fedora tem tudo a ver com liberdade e rápida inovação
  
A história do então estudante Linus Torvalds que no início dos anos 90, na Universidade de Helsínquia que desenvolveu a primeira versão do Linux para correr nos seus 386, já é famosa. Tendo partilhado a sua criação com milhares de outros programadores, engenheiros e hackers, conseguiu em pouco tempo que a sua versão (gratuita) de Unix fosse mais estável, económica e segura que muitos outros sistemas operativos mais conhecidos.
+
O Fedora é um sistema operativo baseado em Linux que fornece aos utilizadores o acesso ao mais recente software livre, num ambiente estável, seguro e fácil de gerir. Nós acreditamos firmemente nos bem establecidos princípios que criaram todos as componentes do nosso sistema operativo, e por isso nós garantimos que o Fedora será sempre livre para que qualquer pessoa em qualquer lugar, possa usar, modificar e distribuir.
  
Os parcos requisitos de funcionamento do Linux fazem com que hoje os maiores fabricantes o utilizem em máquinas que vão desde o computador de bolso ao maior mainframe em funcionamento, e que milhares de escolas, universidades, governos e empresas por todo o mundo (inclusivé em Portugal, nomeadamente ao nível da Administração Pública) tenham vindo a privilegiar a sua utilização (nalguns casos mesmo, impondo, dados os seus muito reduzidos custos) quer em aplicações rotineiras quer em aplicações críticas.
+
O Fedora é patrocinado pela [http://www.redhat.com/ Red Hat] , e desenvolvido numa parceria conjunta entre os seus engenheiros e a comunidade open source  - uma comunidade mundial de pessoas de todo o mundo que trabalham uns com os outros para promover os interesses da livre circulação da cultura. Todos estão convidados a participar, e não importa o que suas habilidades são, nós temos um lugar para si na nossa comunidade! A comunidade Fedora inclui engenheiros, artistas, administradores de sistema, web designers, escritores, oradores, e tradutores - todos eles terão prazer em ajudá-lo.
A Red Hat que é lider em soluções linux, tinha como seu principal produto, o Red Hat Linux que era vendido tanto para uso pessoal como empresarial.
+
No entanto, em 2004 a Red Hat resolveu concentrar seus esforços no mercado empresarial, acabando com o desenvolvimento pessoal. Surgiu assim o Fedora!
+
  
== O que é então o Fedora? ==
 
  
O Fedora Project é um conjunto de projectos patrocinado pela [http://www.redhat.com/ Red Hat] , e desenvolvido numa parceria conjunta entre os seus engenheiros e a comunidade open source. Um dos principais objectivos do Fedora é ter um rápido progresso do software - por isso ele é lançado aproximadamente duas vezes ao ano.Tudo com o objetivo de alcançar o melhor sistema operativo e plataforma que o [http://www.fsf.org/licensing/essays/free-sw.html software livre]  pode prover.
+
== Quem utiliza o Fedora? ==
  
O Fedora é completamente livre, e nós estamos [[Objectives| comprometidos]] a mantê-lo desta forma. É a melhor combinação de robustez e recursos mais recentes que existem no mundo do software livre.
+
Linus Torvalds, criador e desenvolvedor do kernel Linux [http://news.oreilly.com/2008/07/linux-torvalds-on-linux-distri.html utiliza o Fedora]
  
O que significa software livre?
+
NASA [http://jaboutboul.blogspot.com/2008/02/fedora-on-final-frontier.html systems]
  
Software livre significa que o código fonte se encontra disponível. Ao alterar o código fonte, vai mudar o programa. Tem assim o direito de mudar o programa, e de distribuir novos programas baseados no código fonte de programas antigos, mas se o fizer deve distribuir o código modificado por si. A linha de pensamento é Fazer a Coisa Certa. Para nós, isso significa fornecer software livre e de código aberto, sem custo algum, que pode ser usado, alterado e livremente redistribuído, sem preocupações com patentes de software.
+
Roadrunner, o [http://www.top500.org/system/9485 Supercomputer] número 1 do mundo
  
=== Liberdade: Faça ogg, e não mp3 ===
+
Wikipedia [https://wikitech.leuksman.com/view/Category:Servers_running_Fedora_Core servers]
  
==== Por que o Fedora não consegue tocar arquivos mp3? ====
+
Cerca de uma centena de [http://fedoraproject.org/wiki/DerivedDistributions derivative distribuições derivadas] incluindo [[RHEL |  Red Hat Enterprise Linux]] e [[OLPC | OLPC]]
  
Por que o mp3 é popular? É porque ele é melhor que todos os outros formatos?
+
Até mesmo [http://www.press.redhat.com/2008/05/20/a-new-goal-for-open-source/ Robôs] usam
  
Não. O formato mp3 é um popular porque seus criadores o licenciaram amplamente para espalhar a sua adoção. Então, quando ele se tornou o padrão, eles começaram a forçar suas patentes agressivamente e restritamente.
+
[http://fedoraproject.org/wiki/Statistics Milhões] de outros utilizadores
  
Os codecs multimédia livres e de código-fonte aberto - como por exemplo a família de codecs Ogg - são superiores e eles não estão limitados por patentes. Nunca estiveram, e nunca estarão. É por isso que nós apoiamos o Ogg Vorbis (do tipo ''lossy'', com perda) e o FLAC (do tipo ''lossless'', sem perda) para áudio geral, Speex para fala, e Ogg Theora para vídeo.
+
== O que é que faz o Fedora ser diferente? ==
  
Para aqueles que insistem em usar mp3,ou outros formatos proprietários é possível instalá-los no Fedora. Ainda assim, preferimos muito mais mudar o mundo ao invés de ir junto com ele..
+
Nós tentamos sempre fazer a coisa certa, e fornecer apenas software livre e de código aberto. Vamos sempre lutar para proteger e promover soluções que qualquer um pode usar e redistribuir sem se preocupar com patentes de software. Com isto em mente, todos os nossos desenvolvedores estão focados em trabalhar em estreita colaboração com o [[PackageMaintainers/WhyUpstream | upstream]] , pelo que todos possam beneficiar do nosso trabalho e tenha acesso à nossa evolução, o mais rapidamente possível. Devido à enorme quantidade de [[Red Hat contributions | inovações]] que o Fedora desenvolve, este enfoque tem tido efeitos significativos e duradouros. Alguns dos mais recentes desenvolvimentos em software livre e de código aberto que o Fedoratem impulsionado incluem:
  
=== Comunicando: A Comunidade Fedora ===
+
* [http://www.gnome.org/projects/NetworkManager/ NetworkManager]
 +
* [http://www.freedesktop.org/wiki/Software/dbus D-Bus]
 +
* [http://hal.freedesktop.org/docs/PolicyKit/ PolicyKit]
 +
* [http://packagekit.org/ PackageKit]
 +
* [http://www.freedesktop.org/wiki/Software/hal HAL]
 +
* [http://freeipa.org FreeIPA]
 +
* [[SELinux | SELinux]]
 +
* [http://www.pulseaudio.org PulseAudio]
  
Fedora Web Forums:: Para ajuda ao utilizador, use o Fedora [http://fedoraforum.org Web Forums]
+
O inverso também acontece: uma vez que o Fedora trabalha junto das equipas de desenvolvimento do upstream, o Fedora muitas vezes recebe o software mais recente antes de qualquer outra pessoa.
  
Fedora Mailing lists:: O Projeto Fedora tem bastantes [http://fedoraproject.org/wiki/Communicate#mailinglists listas de discussões] para utilizadores e contribuintes.
+
Outra diferença notória do Fedora é que o nosso objetivo também é capacitar outras pessoas a exercer a sua visão do que um sistema operativo livre como deveria ser.  
 +
Por isso é tão fácil criar a sua própria distribuição, graças a ferramentas que estão fácilmente disponíveis no. Estas ferramentas permitem-lhe seleccionar rapidamente os pacotes e os programas que você quer,e criar imagens de CD / DVD ou USB. Algumas versões oficiais do Fedora tem crescido desta forma, incluindo:
  
Canais Fedora IRC Chat:: Converse e coloque questões em tempo real nos [http://fedoraproject.org/wiki/Communicate#IRC canais IRC]  Fedora, em <code>irc.freenode.net</code>.
+
* Fedora Electronic Lab
 +
* Fedora Xfce spin
 +
* Fedora desenvolvedores spin
 +
* Fedora Jogos Spin
  
Para outras formas de comunicar com a comunidade Fedora, consulte http://fedoraproject.org/wiki/Communicate.
+
== Onde posso obter o Fedora? ==
  
=== Liberdade: Conselho do Projeto Fedora ===
+
Muito fácil! Basta visitar esta [http://fedoraproject.org/get-fedora página]  e efectuar o  download. Pode experimentar o Fedora sem instalar nada no computador graças às nossas imagens em CD/DVD or USB - de facto é mesmo possível criar um Ilve USB através do [http://fedorahosted.org/liveusb-creator Windows] !
  
O [[Board| Conselho do Projeto Fedora]] é feito por membros da comunidade Fedora tanto de dentro quanto de fora da Red Hat. O conselho define a direcção geral do Fedora, fortalece os laços entre a Red Hat e a comunidade, e dá mais poder para a comunidade inovar em novos e excitantes projectos. Mais importante, o Conselho dá a certeza de que o Fedora continua para sempre livre, para todos.
+
Mesmo que possua uma conexão lenta à Internet, pode obter o Fedora graças ao programa [[ Distribution/FreeMedia | Free Media]]
 
+
==== Referências ====
+
 
+
* http://fedoraproject.org/wiki/Board
+
  
 
== Como contribuir ==
 
== Como contribuir ==
 
+
Gostou do que viu? Gostaria de colaborar? Esta [http://fedoraproject.org/join-fedora página]  tem todas as informações que necessita
=== Triagem: Junte-se ao projeto Fedora Triage ===
+
 
+
O Fedora move-se muito rápido e tem muitos utilizadores. Como resultado disso, temos muitos relatórios de bugs.
+
 
+
As pessoas geralmente são pouco cuidadosas na hora de relatar bugs. Muitos destes bugs são pouco explicados, não replicáveis, duplicados, ou simplesmente não são nem um pouco bugs. Gasta-se muito tempo para os desenvolvedores olharem os relatórios de bugs com o objetivo de determinarem quais são válidos e quais não são.
+
 
+
Os membros que fazem do Fedora Triage fornecem um serviço incrivelmente valioso. Certificando-se de que todos os bugs são bugs válidos, eles economizam incontáveis horas dos desenvolvimentos e permite ao Fedora produzir mais rapidamente programas melhores.
+
 
+
Junte-se ao Projeto de Triagem Fedora em http://fedoraproject.org/wiki/BugZappers.
+
 
+
=== Documentação: Junte-se ao projeto Fedora Docs ===
+
 
+
O objetivo do Projeto de Documentação é criar documentação baseada em tarefas que seja de fácil compreensão para os utilizadores e desenvolvedores do Fedora. Guias mais longos estão disponíveis para cobrir tópicos maiores como uma Instalação.
+
 
+
Junte-se ao Projeto de Documentação Fedora em http://fedoraproject.org/wiki/DocsProject/
+
 
+
=== Colecção de Pacotes: Junte-se ao projeto de Empacotamento do Fedora ===
+
 
+
Há um óptimo grande mundo de softwares livres por aí, e mais está sendo desenvolvido a cada dia. O objetivo do Fedora Extras é fazer com que todos estes programas estejam disponíveis aos usuários do Fedora com apenas um clique de um botão.
+
 
+
Porém, empacotar e manter um programa dá muito trabalho. E aquele programinha legal que não está disponível em um RPM fácil de instalar? Alguém só precisa empacotá-lo. Esta pessoa pode muito bem ser você, não acha?
+
 
+
Aprenda a fazer bons pacotes de programas, e compartilhe suas aplicações favoritas com centenas de milhares de usuários Fedora ao redor do mundo.
+
 
+
Junte-se ao projeto Fedora Extras em http://fedoraproject.org/wiki/PackageMaintainers
+
 
+
=== Tradução: Junte-se ao Time de Tradução do Fedora ===
+
 
+
O Fedora precisa estar disponível para todos os utilizadores ao redor do mundo. O Fedora fala a sua língua? Se não, ele deveria. Você pode ajudar. Junte-se à Equipa de Tradução do Fedora em:
+
 
+
http://fedoraproject.org/wiki/DocsProject/Translation
+
 
+
 
+
=== Embaixadores: Torne-se um Embaixador Fedora ===
+
 
+
Faça o que nós estamos fazendo aqui. Espalhe boas palavras sobre o Fedora. Espalhe o glamour. Espalhe a ação. Crie ondas. Encoraje a participação. Encoraje a comunidade.
+
 
+
Não se esqueça de coletar as sugestões e ouvir os utilizadores. Faça uma boa crítica, ou ouça as boas críticas de outros. Nos diga o que funciona, e o que não funciona. Nos ajude a aprimorar o projeto e ganhar ainda mais utilizadores Fedora.
+
 
+
Ajude o Fedora Fazer a Coisa Certa. Junte-se a nós em: http://fedoraproject.org/wiki/Ambassadors
+
 
+
=== Live CDs: Junte-se ao Projeto Fedora Live CD ===
+
 
+
Quer demonstrar o poder, a tecnologia e a usabilidade do Fedora?
+
 
+
Quer dar um passeio de teste com o Fedora?
+
 
+
Quer ajustar e experimentar?
+
 
+
Crie seus próprios Live CDs do Fedora.
+
 
+
Use o Live CD e as ferramentas de criação de Live CDs do Fedora em http://fedoraproject.org/wiki/LiveCD
+
 
+
== Por que eu devo ajudar? ==
+
 
+
'''Seu nome sob luzes, um CV online, e talvez uma viagem para o FUDCon.'''
+
 
+
Primeiro, contribua para o Fedora e tenha seu nome na distribuição. Ei, o que é justo é justo.
+
 
+
Segundo, se você for um contribuidor para o Fedora, basta você pedir para seus prováveis empregadores para procurar seu nome no Google.
+
 
+
Terceiro, os principais contribuidores para o Fedora recebem uma quantia de dinheiro para comparecer à Conferência de Usuários e Desenvolvedores Fedora (''Fedora Users and Developers Conference'') na localidade mais próxima deles. Você terá a oportunidade de se encontrar com alguns dos gigantes do movimento de código-fonte aberto em pessoa.
+
 
+
E por último, de qualquer maneira você estará brincando com isso tudo. Gaste o seu tempo fazendo coisas que você irá gostar, e outros irão usar. Que mais incentivo você precisa? Junte-se a nós.
+
  
  
 
----
 
----
 
[[Category:Marketing]]
 
[[Category:Marketing]]

Latest revision as of 15:10, 22 December 2008

Contents

[edit] Visão Geral do Fedora

[edit] O que é o Fedora?

Fedora tem tudo a ver com liberdade e rápida inovação

O Fedora é um sistema operativo baseado em Linux que fornece aos utilizadores o acesso ao mais recente software livre, num ambiente estável, seguro e fácil de gerir. Nós acreditamos firmemente nos bem establecidos princípios que criaram todos as componentes do nosso sistema operativo, e por isso nós garantimos que o Fedora será sempre livre para que qualquer pessoa em qualquer lugar, possa usar, modificar e distribuir.

O Fedora é patrocinado pela Red Hat , e desenvolvido numa parceria conjunta entre os seus engenheiros e a comunidade open source - uma comunidade mundial de pessoas de todo o mundo que trabalham uns com os outros para promover os interesses da livre circulação da cultura. Todos estão convidados a participar, e não importa o que suas habilidades são, nós temos um lugar para si na nossa comunidade! A comunidade Fedora inclui engenheiros, artistas, administradores de sistema, web designers, escritores, oradores, e tradutores - todos eles terão prazer em ajudá-lo.


[edit] Quem utiliza o Fedora?

Linus Torvalds, criador e desenvolvedor do kernel Linux utiliza o Fedora

NASA systems

Roadrunner, o Supercomputer número 1 do mundo

Wikipedia servers

Cerca de uma centena de derivative distribuições derivadas incluindo Red Hat Enterprise Linux e OLPC

Até mesmo Robôs usam

Milhões de outros utilizadores

[edit] O que é que faz o Fedora ser diferente?

Nós tentamos sempre fazer a coisa certa, e fornecer apenas software livre e de código aberto. Vamos sempre lutar para proteger e promover soluções que qualquer um pode usar e redistribuir sem se preocupar com patentes de software. Com isto em mente, todos os nossos desenvolvedores estão focados em trabalhar em estreita colaboração com o upstream , pelo que todos possam beneficiar do nosso trabalho e tenha acesso à nossa evolução, o mais rapidamente possível. Devido à enorme quantidade de inovações que o Fedora desenvolve, este enfoque tem tido efeitos significativos e duradouros. Alguns dos mais recentes desenvolvimentos em software livre e de código aberto que o Fedoratem impulsionado incluem:

O inverso também acontece: uma vez que o Fedora trabalha junto das equipas de desenvolvimento do upstream, o Fedora muitas vezes recebe o software mais recente antes de qualquer outra pessoa.

Outra diferença notória do Fedora é que o nosso objetivo também é capacitar outras pessoas a exercer a sua visão do que um sistema operativo livre como deveria ser. Por isso é tão fácil criar a sua própria distribuição, graças a ferramentas que estão fácilmente disponíveis no. Estas ferramentas permitem-lhe seleccionar rapidamente os pacotes e os programas que você quer,e criar imagens de CD / DVD ou USB. Algumas versões oficiais do Fedora tem crescido desta forma, incluindo:

  • Fedora Electronic Lab
  • Fedora Xfce spin
  • Fedora desenvolvedores spin
  • Fedora Jogos Spin

[edit] Onde posso obter o Fedora?

Muito fácil! Basta visitar esta página e efectuar o download. Pode experimentar o Fedora sem instalar nada no computador graças às nossas imagens em CD/DVD or USB - de facto é mesmo possível criar um Ilve USB através do Windows !

Mesmo que possua uma conexão lenta à Internet, pode obter o Fedora graças ao programa Free Media

[edit] Como contribuir

Gostou do que viu? Gostaria de colaborar? Esta página tem todas as informações que necessita