From Fedora Project Wiki

Visão Geral do Fedora

O que é o Fedora?

Fedora tem tudo a ver com liberdade e rápida inovação

O Fedora é um sistema operativo baseado em Linux que fornece aos utilizadores o acesso ao mais recente software livre, num ambiente estável, seguro e fácil de gerir. Nós acreditamos firmemente nos bem establecidos princípios que criaram todos as componentes do nosso sistema operativo, e por isso nós garantimos que o Fedora será sempre livre para que qualquer pessoa em qualquer lugar, possa usar, modificar e distribuir.

O Fedora é patrocinado pela Red Hat , e desenvolvido numa parceria conjunta entre os seus engenheiros e a comunidade open source - uma comunidade mundial de pessoas de todo o mundo que trabalham uns com os outros para promover os interesses da livre circulação da cultura. Todos estão convidados a participar, e não importa o que suas habilidades são, nós temos um lugar para si na nossa comunidade! A comunidade Fedora inclui engenheiros, artistas, administradores de sistema, web designers, escritores, oradores, e tradutores - todos eles terão prazer em ajudá-lo.


Quem utiliza o Fedora?

Linus Torvalds, criador e desenvolvedor do kernel Linux does

NASA systems

Roadrunner, o Supercomputer número 1 do mundo

Wikipedia servers

Cerca de uma centena de derivative distribuições derivadas incluindo Red Hat Enterprise Linux e OLPC

Até mesmo Robôs usam

Milhões de outros utilizadores


O que é que faz o Fedora ser diferente?

Nós tentamos sempre fazer a coisa certa, e fornecer apenas software livre e de código aberto. Vamos sempre lutar para proteger e promover soluções que qualquer um pode usar e redistribuir sem se preocupar com patentes de software. Com isto em mente, todos os nossos desenvolvedores estão focados em trabalhar em estreita colaboração com o upstream , pelo que todos possam beneficiar do nosso trabalho e tenha acesso à nossa evolução, o mais rapidamente possível. Devido à enorme quantidade de inovações que o Fedora desenvolve, este enfoque tem tido efeitos significativos e duradouros. Alguns dos mais recentes desenvolvimentos em software livre e de código aberto que o Fedoratem impulsionado incluem:

O inverso também acontece: uma vez que o Fedora trabalha junto das equipas de desenvolvimento do upstream, o Fedora muitas vezes recebe o software mais recente antes de qualquer outra pessoa.

Liberdade: Faça ogg, e não mp3

Por que o Fedora não consegue tocar arquivos mp3?

Por que o mp3 é popular? É porque ele é melhor que todos os outros formatos?

Não. O formato mp3 é popular porque seus criadores o licenciaram amplamente para espalhar a sua adocção. Então, quando ele se tornou o padrão, eles começaram a forçar suas patentes agressivamente e restritamente.

Os codecs multimédia livres e de código-fonte aberto - como por exemplo a família de codecs Ogg - são superiores e eles não estão limitados por patentes. Nunca estiveram, e nunca estarão. É por isso que nós apoiamos o Ogg Vorbis (do tipo lossy, com perda) e o FLAC (do tipo lossless, sem perda) para áudio geral, Speex para fala, e Ogg Theora para vídeo.

Para aqueles que insistem em usar mp3,ou outros formatos proprietários é possível instalá-los no Fedora. Ainda assim, preferimos muito mais mudar o mundo ao invés de ir junto com ele..

Outra diferença notória do Fedora é nosso objetivo de capacitar outras pessoas a exercer a sua visão do que um sistema operativo livre como deveria ser. Por isso é tão fácil para as pessoas a criar a sua própria distribuição, graças a ferramentas que estão fácilmente disponíveis no. Estas ferramentas permitem-lhe seleccionar rapidamente os pacotes que você quer, viver e criar imagens de CD / DVD ou USB, ou instalação de discos. Algumas versões oficiais do Fedora tem crescido desta forma, incluindo:

    * Fedora Electronic Lab
    * Fedora Xfce spin
    * Fedora desenvolvedores spin
    * Fedora Jogos Spin

Onde posso obter o Fedora?

Muito fácil! Basta visitar esta página e efectuar o download. Pode esperimentar o Fedora sem instalar nada no computador graças às nossas imagens em CD/DVD or USB - de facto é mesmo possível criar um Ilve USB através do Windows !

Mesmo que possua uma conexão lenta à Internet, pode obter o Fedora graças ao programa Free Media


Comunicando: A Comunidade Fedora

Fedora Web Forums:: Para ajuda ao utilizador, use o Fedora Web Forums

Fedora Mailing lists:: O Projeto Fedora tem bastantes listas de discussões para utilizadores e contribuintes.

Canais Fedora IRC Chat:: Converse e coloque questões em tempo real nos canais IRC Fedora, em irc.freenode.net.

Para outras formas de comunicar com a comunidade Fedora, consulte http://fedoraproject.org/wiki/Communicate.

Liberdade: Conselho do Projeto Fedora

O Conselho do Projeto Fedora é feito por membros da comunidade Fedora tanto de dentro quanto de fora da Red Hat. O conselho define a direcção geral do Fedora, fortalece os laços entre a Red Hat e a comunidade, e dá mais poder para a comunidade inovar em novos e excitantes projectos. Mais importante, o Conselho dá a certeza de que o Fedora continua para sempre livre, para todos.

Referências

Como contribuir

Triagem: Junte-se ao projeto Fedora Triage

O Fedora move-se muito rápido e tem muitos utilizadores. Como resultado disso, temos muitos relatórios de bugs.

As pessoas geralmente são pouco cuidadosas na hora de relatar bugs. Muitos destes bugs são pouco explicados, não replicáveis, duplicados, ou simplesmente não são nem um pouco bugs. Gasta-se muito tempo para os desenvolvedores olharem os relatórios de bugs com o objetivo de determinarem quais são válidos e quais não são.

Os membros que fazem do Fedora Triage fornecem um serviço incrivelmente valioso. Certificando-se de que todos os bugs são bugs válidos, eles economizam incontáveis horas dos desenvolvimentos e permite ao Fedora produzir mais rapidamente programas melhores.

Junte-se ao Projeto de Triagem Fedora em http://fedoraproject.org/wiki/BugZappers.

Documentação: Junte-se ao projeto Fedora Docs

O objetivo do Projeto de Documentação é criar documentação baseada em tarefas que seja de fácil compreensão para os utilizadores e desenvolvedores do Fedora. Guias mais longos estão disponíveis para cobrir tópicos maiores como uma Instalação.

Junte-se ao Projeto de Documentação Fedora em http://fedoraproject.org/wiki/DocsProject/

Colecção de Pacotes: Junte-se ao projeto de Empacotamento do Fedora

Há um óptimo grande mundo de softwares livres por aí, e mais está sendo desenvolvido a cada dia. O objetivo do Fedora Extras é fazer com que todos estes programas estejam disponíveis aos usuários do Fedora com apenas um clique de um botão.

Porém, empacotar e manter um programa dá muito trabalho. E aquele programinha legal que não está disponível em um RPM fácil de instalar? Alguém só precisa empacotá-lo. Esta pessoa pode muito bem ser você, não acha?

Aprenda a fazer bons pacotes de programas, e compartilhe suas aplicações favoritas com centenas de milhares de usuários Fedora ao redor do mundo.

Junte-se ao projeto Fedora Extras em http://fedoraproject.org/wiki/PackageMaintainers

Tradução: Junte-se ao Time de Tradução do Fedora

O Fedora precisa estar disponível para todos os utilizadores ao redor do mundo. O Fedora fala a sua língua? Se não, ele deveria. Você pode ajudar. Junte-se à Equipa de Tradução do Fedora em:

http://fedoraproject.org/wiki/DocsProject/Translation


Embaixadores: Torne-se um Embaixador Fedora

Faça o que nós estamos fazendo aqui. Espalhe boas palavras sobre o Fedora. Espalhe o glamour. Espalhe a ação. Crie ondas. Encoraje a participação. Encoraje a comunidade.

Não se esqueça de coletar as sugestões e ouvir os utilizadores. Faça uma boa crítica, ou ouça as boas críticas de outros. Nos diga o que funciona, e o que não funciona. Nos ajude a aprimorar o projeto e ganhar ainda mais utilizadores Fedora.

Ajude o Fedora Fazer a Coisa Certa. Junte-se a nós em: http://fedoraproject.org/wiki/Ambassadors

Live CDs: Junte-se ao Projeto Fedora Live CD

Quer demonstrar o poder, a tecnologia e a usabilidade do Fedora?

Quer dar um passeio de teste com o Fedora?

Quer ajustar e experimentar?

Crie seus próprios Live CDs do Fedora.

Use o Live CD e as ferramentas de criação de Live CDs do Fedora em http://fedoraproject.org/wiki/LiveCD

Por que eu devo ajudar?

Seu nome sob luzes, um CV online, e talvez uma viagem para o FUDCon.

Primeiro, contribua para o Fedora e tenha seu nome na distribuição. Ei, o que é justo é justo.

Segundo, se você for um contribuidor para o Fedora, basta você pedir para seus prováveis empregadores para procurar seu nome no Google.

Terceiro, os principais contribuidores para o Fedora recebem uma quantia de dinheiro para comparecer à Conferência de Usuários e Desenvolvedores Fedora (Fedora Users and Developers Conference) na localidade mais próxima deles. Você terá a oportunidade de se encontrar com alguns dos gigantes do movimento de código-fonte aberto em pessoa.

E por último, de qualquer maneira você estará brincando com isso tudo. Gaste o seu tempo fazendo coisas que você irá gostar, e outros irão usar. Que mais incentivo você precisa? Junte-se a nós.