From Fedora Project Wiki
(As ISOs têm um checksum incorporado neles. É altamente recomendável verificar o checksum antes de instalar ou gravar em CD/DVD)
(Para obter uma lista de avisos de segurança do Fedora, visite)
 
Line 168: Line 168:
 
[http://www.redhat.com/mailman/listinfo/fedora-package-announce fedora-package-announce@redhat.com].
 
[http://www.redhat.com/mailman/listinfo/fedora-package-announce fedora-package-announce@redhat.com].
  
For a list of Fedora Security Advisories, visit [[FSA]]
+
Para obter uma lista de avisos de segurança do Fedora, visite [[FSA]]
  
 
=== Atualizações Automáticas ===
 
=== Atualizações Automáticas ===

Latest revision as of 23:56, 21 February 2018

Cog.png
This page needs some love
This page should be revised or reconstructed to be more helpful. Problems may include being out of step with current team or project status or process.

Baixando o Fedora

Nesta página você encontra instruções para baixar o Fedora.

Stop (medium size).png
Please read through our export regulations and the following instructions before you begin downloading.
Links Rápidos
Torrent (preferível) Mirrors i386 ISOs x86_64 ISOs PPC ISOs

Entendendo o Que Você Está Fazendo

Você está efetuando download de um sistema operacional inteiro, e em muitos casos, você irá então instalar o sistema operacional em seu computador. Se você já possui outro sistema operacional em seu computador, ele pode ser sobrescrito durante o processo de instalação. Veja a próxima seção para mais informações sobre isso.

Se você está conectado na Internet com uma conexão lenta, como por exemplo linha discada, então o processo de download do Fedora Core irá ser extremamente demorado. A demora para fazer o download dos arquivos de instalação do Fedora Core depende muito da velocidade de sua conexão com a Internet. Por exemplo, se você está fazendo download das imagens de instalação (os ISOs), então cada imagem tem 650 MB. Isto significa que com uma conexão de modem 56k o processo irá demorar aproximadamente 27 horas para fazer todo o download de apenas um disco, e a maioria das instalações necessitam de mais de um.

Note.png
Para outras maneiras de pegar e instalar o Fedora Core, veja as opções na página Distribuição .

Abra um Espaço no seu Computador

Se você pretende transformar seu sistema de apenas um boot para um sistema de dual-boot, você precisará abrir espaço para o Fedora Core. Você pode fazer isso adicionando um novo disco rígido ou modificando as partições no seu disco rígido já instalado no sistema.

Veja o capítulo Configurando um Sistema Dual-Boot (Red Hat Linux 9 Getting Started Guide) para instruções mais detalhadas.

Fedora 7 FAQ

Para obter respostas a perguntas frequentes sobre o Fedora 7, acesse http://fedoraproject.org/wiki/pt_BR/Fedora7/FAQ

Fazendo Download dos Arquivos Que Você Precisa

Para instalar o Fedora Core, faça download das imagens ISO dos DVDs ou CD-ROMs de instalação, mesmo que você esteja planejando efetuar uma instalação a partir do disco rígido.

Download FAQ

Baixando as Imagens ISO

Onde Baixar

BitTorrent é o método recomendado para efetuar download das imagens ISO do Fedora Core. Você pode ir direto aos nossos trackers .

Para o melhor serviço possível, por favor considere efetuar o download usando o BitTorrent ou um de nossos sites espelhos .

As imagens ISO estão localizadas nas seguintes URLs:

  • i386 (32-bit AMD, Intel Pentium, Intel Core Duo)

ftp://download.fedora.redhat.com/pub/fedora/linux/releases/7/Fedora/i386/iso/

  • x86_64 (64-bit AMD64, EM64T, Intel Xeon, Intel Core 2 Duo)

ftp://download.fedora.redhat.com/pub/fedora/linux/releases/7/Fedora/x86_64/iso/

  • PowerPC (32-bit and 64-bit Mac, 64-bit pSeries)

ftp://download.fedora.redhat.com/pub/fedora/linux/releases/7/Fedora/ppc/iso/

Imagens de DVD

As imagens ISO dos DVDs estão listadas abaixo. Depois de efetuar o download, você pode verificar o arquivo com a soma SHA1 listada para ter certeza que o arquivo não foi corrompido.

  • i386 (32-bit AMD, Intel Pentium, Intel Core Duo)
96b13dbbc9f3bc569ddad9745f64b9cdb43ea9ae  F-7-i386-DVD.iso
  • x86_64 (64-bit AMD64, EM64T, Intel Xeon, Intel Core 2 Duo)
7cdbd9e1bed9cc9ce2c7970abeaca4da08d2994a  F-7-x86_64-DVD.iso
  • PowerPC (Macintosh 32-bit e 64-bit, 64-bit pSeries)
78e6c82656dc07cd8c19351894e767b9b60e9cf3  F-7-ppc-DVD.iso
Important.png
Se você está usando HTTP ou FTP para fazer download, alguns clientes de download (e sistemas de arquivos) não suportam imagens de DVD por elas serem maiores que 2 GiB. Por favor verifique a documentação do seu cliente de download e do seu sistema operacional para mais detalhes.

Live CDs

Note.png
A partir deste lançamento recomendamos que o sistema seja instalado a partir do Live CD em sistemas que não contem com um leitor de DVD. Também é possível usar uma imagem boot.iso, rescue.iso (que cabe em um CD) ou boot.img que caiba em um pendrive ou outro tipo de disco que possa ser utilizado para realizar uma instalação pela rede.

As imagens de Live CD estão listadas abaixo. Depois de efetuar o download, você pode verificar o arquivo com a soma SHA1 listada para ter certeza que o arquivo não foi corrompido.

  • Para i386 (AMD 32-bits, Intel Pentium, Intel Core Duo):
9f7caedd316d28686cb320c1640d07d403ab95ef  Fedora-7-KDE-Live-i686.iso
2e08a33703b46e9484c9472d76caa4ef8a2b15b9  Fedora-7-Live-i686.iso
  • Para x86_64 (64-bit AMD64, EM64T, Intel Xeon, Intel Core 2 Duo):
0eaf6c83fa6a48f8af4129299ee9be12af79fc98  Fedora-7-KDE-Live-x86_64.iso
2fcdbee39a66d2fe018f9f65ba4594835f53f1dd  Fedora-7-Live-x86_64.iso
  • Para PowerPC (32-bit and 64-bit Macintosh, 64-bit pSeries):
Live-CDs para PowerPC do Fedora não foram lanbçados.

Notas

Imagens ISO contendo os fontes RPM (SRPMs) estão localizados no mesmo diretório que as imagens binárias, mas elas não são necessárias para a instalação do Fedora.

Validação das Imagens

Depois de baixar as imagens ISO, verifique SHA1 checksums para as imagens ISO afim de garantir que seu download tenha sido bem sucedido. Faça isso executando o sha1sum programa a partir de um prompt do shell em imagens ISO e comparando os valores retornados contra os publicados pela Red Hat. O arquivo da Red Hat oficial.

A seguir ilustra a sintaxe mais simples para o comando sha1sum:

cd <path-to-iso-file>
sha1sum -c SHA1SUM

O resultado do comando acima será uma linha de texto para cada imagem ISO listada no arquivo SHA1SUM. Para o tipo de download que você escolheu (DVD ou CD), confirme isso sha1sum grava checksum, filename e aparece OK, indicando que o checksum correspondeu e o ISO foi baixado corretamente.

Montando as Imagens ISO

Se você já está rodando Linux pode gravar a imagem ISO em um diretório qualquer de seu computador ou de outro computador da rede. Depois você pode montar a imagem ISO para dar uma olhada nos arquivos ou mesmo copiá-los. Para montar uma imagem ISO, entre com:

su -c 'mount -o loop -t iso9660 <nomedaimagemiso> <pontodemontagem>'

No comando acima substitua <nomedaimagemiso> e <pontodemontagem> pelo nome do arquivo e pelo ponto de montagem, respectivamente. O diretório a ser usado como ponto de montagem deve ser criado antes do comando ser usado.

Gravando a imagem em CD ou DVD

Important.png
Imagens ISO não são gravadas em CDs e DVDs da mesma maneira que outros arquivos.

Se você já está rodando o Fedora, leia este documento (Red Hat Linux 9 Getting Started Guide) para aprender a usar o cdrecord para queimar a ISO em um CD. Se estiver usando outro sistema operacional, leia a documentação do seu software de gravação.

Boote do CD ou DVD e inicie a instalação

Antes de mais nada é preciso certificar-se de que seu PC pode bootar do CD ou do DVD. Veja mais detalhes na documentação do seu equipamento. Em PCs geralmente é preciso mexer nos ajustes da BIOS apertando delete enquanto o sistema inicia. Em Macs, geralmente basta apertar o C enquanto o sistema inicia. Alguns equipamentos mais recentes permitem bootar do CD bastando apertar alguma tecla especial enquanto o sistema inicia.

As ISOs têm um checksum incorporado neles. É altamente recomendável verificar o checksum antes de instalar ou gravar em CD/DVD. Isso garantirá que o disco foi gravado corretamente evitando falhas de instalação relacionadas a mídia corrompida. Para testar a integridade no caso de CD/DVD, inicialize CD/DVD e digite o seguinte comando no boot: prompt:

linux mediacheck

A operação mediacheck pode ser realizada em qualquer ordem.

Acompanhe as Atualizações

O projeto Fedora está sempre atualizando o Fedora. A maioria das atualizações consiste de pequenas correções para bugs comuns, outras são atualizações de segurança. Manter seu sistema atualizado ajuda a mantê-lo confiável e seguro.

Você pode usar o yum para atualizar seu sistema com os novos pacotes lançados para o Fedora. Para maiores informações, leia o guia: Gerenciando programas com o yum .

Notificação de Atualização

Fedora inclui puplet e yum-updatesd que trabalham juntos para proverem uma notificação de 'Atualizações Disponíveis' quando atualizações são publicadas na Internet.

Se você gostaria de receber notificações regulares por email quando estas novas atualizações estiverem disponíveis, você pode se juntar à lista de discussão: fedora-package-announce@redhat.com.

Para obter uma lista de avisos de segurança do Fedora, visite FSA

Atualizações Automáticas

Você tem a opção de permitir que seu sistema seja atualizado automaticamente. Isso é altamente recomendável para usuários domésticos, mas deve ser reconsiderado para usuários corporativos. Para permitir as atualizações automáticas, leia http://fedoraproject.org/wiki/pt_BR/AutoUpdates

Busque Ajuda se Precisar

Se precisar de ajuda com a instalação, configuração ou o uso diário do Fedora, leia o Guia de Instalação do Fedora 7 , a Documentação , "FAQ" , e a seção de Comunicando-se e Obtendo Ajuda .