From Fedora Project Wiki
mNo edit summary
Line 23: Line 23:
== Que pacotes e versões estão disponíveis no EPEL? ==
== Que pacotes e versões estão disponíveis no EPEL? ==


Você pode dar uma olhada em qualquer um dos sites espelhos (mirrors) EPEL disponíveis a partir de nossa [http://mirrors.fedoraproject.org/publiclist/EPEL/ lista de mirrors]
Você pode dar uma olhada em qualquer um dos sites espelhos (mirrors) EPEL disponíveis a partir de nossa [https://admin.fedoraproject.org/mirrormanager/mirrors/EPEL lista de mirrors]


Alternativamente você pode procurar o conjunto de pacotes usando repoview:
Alternativamente você pode procurar o conjunto de pacotes usando repoview:

Revision as of 01:48, 29 October 2016

Banner468x120.png

Pacotes Adicionais para Enterprise Linux (EPEL)

Bem-vindo ao lar do Grupo EPEL.

O que são Pacotes Adicionais para Enterprise Linux (ou EPEL do inglês Extra Packages for Enterprise Linux)?

Pacotes Adicionais para Enterprise Linux (ou EPEL) é um grupo especial do Fedora com interesse em criar, manter e gerenciar um conjunto de pacotes adicionais com alta qualidade para o Enterprise Linux, incluindo, mas não se limitando a, Red Hat Enterprise Linux (RHEL), CentOS e Scientific Linux (SL), o Oracle Linux (OL).

Pacotes EPEL são geralmente baseados em suas contrapartes do Fedora e nunca entrarão em conflito ou substituirão os pacotes da base de distribuições Enterprise Linux. EPEL usa muito da mesma infraestrutura do Fedora, incluindo buildsystem, bugzilla, gerenciador de atualizações, gerenciador de sites espelhos (mirrors) e muito mais.

Saiba mais sobre EPEL nas páginas a seguir:

Que pacotes e versões estão disponíveis no EPEL?

Você pode dar uma olhada em qualquer um dos sites espelhos (mirrors) EPEL disponíveis a partir de nossa lista de mirrors

Alternativamente você pode procurar o conjunto de pacotes usando repoview:

Como posso usar esses pacotes extras?

EPEL tem um pacote 'epel-release' que inclui chaves GPG para assinatura de pacotes e informações do repositório. Ao instalar esse pacote a versão Enterprise Linux deve permitir que você use ferramentas normais, como yum para instalar os pacotes e suas dependências. Por padrão, o repositório EPEL estável estará ativado, há também um repositório 'epel-testing' que contém pacotes que ainda não são considerados estáveis.

Idea.png
Nota para os usuários da RHN
É preciso ativar também o repositório 'opcional' para usar os pacotes do EPEL, pois eles dependem de pacotes deste repositório. Isso pode ser feito, permitindo o RHEL opcional Como subscrever um sistema para um subcanal usando o Red Hat Network (RHN) Classic?. Para assinaturas baseadas em certificados acesse Guia de Gerenciamento de subscrição Red Hat. Para EPEL7, além do repositório 'opcional' (rhel-7-server-optional-rpms), você também precisa ativa o repositório 'extras' (rhel-7-server-extras-rpms).
Idea.png
Nota para os usuários do CentOS
Você pode instalar EPEL executando yum install epel-release. O pacote está incluído no repositório CentOS Extras, ativado por padrão.

Se você estiver executando a versão EL7, obtenha a mais nova versão de 'epel-release' para EL7

Se você estiver executando a versão EL6, obtenha A mais nova versão de 'epel-release' para EL6

Se você estiver executando a versão EL5, obtenha A mais nova versão de 'epel-release' para EL5

Você pode verificar esses pacotes e suas chaves a partir da página do projeto Fedora: https://fedoraproject.org/keys

História do projeto

O projeto EPEL nasceu quando os mantenedores do Fedora perceberam que a mesma infraestrutura que cria e mantém pacotes para o Fedora seria ótima para também manter pacotes adicionais para o Enterprise Linux. A partir daí muitas coisas têm se desenvolvido e já existe uma grande coleção dos mais variados tipos de pacotes. Veja Nossa História e Filosofia para mais informações.

Como posso contribuir?

O EPEL SIG está sempre à procura de pessoas interessadas em ajudar. Precisamos sempre de mantenedores de pacotes, QA/testadores, Triadores de bugs, marketing e escritores de documentação. Por favor, consulte a nossa página Junte-se ao EPEL para mais informações sobre como aderir à SIG.

Comunicando-se com o EPEL SIG

Há muitas maneiras de se comunicar com o EPEL SIG e os seus membros:

  • O #epel[?] canal de IRC em irc.freenode.net oferece suporte em tempo real para usuários e desenvolvedores do EPEL.
  • O epel-devel é para desenvolvimento em geral e discussão.
  • O epel-announce mailing list é uma lista de discussão de baixo volume para anúncios importantes.
  • O epel-package-announce list é uma lista para obter informações sobre atualizações de pacotes e como eles acontecem no repositório estável.
  • Se você encontrar um bug em um pacote mantido por EPEL, por favor informe através do https://bugzilla.redhat.com/ sob o produto "Fedora EPEL".