From Fedora Project Wiki


Stop (medium size).png
Esse artigo ainda está em tradução, favor não divulgar
Logo fedoralogo.png 4Foundations.png

O Fedora é uma distribuição Linux que trás as novidades do software livre e de código aberto para a sua estação de trabalho, notebook e servidor. O Fedora é criado por pessoas em todo globo, que trabalham juntas como uma comunidade: o Projeto Fedora. Você pode obter maiores informações sobre o projeto em nossa página de Overview.

Fudcon-boston-2009-brian.png Fudcon-boston-2009-marina.png Fudcon-boston-2009-mmcgrath.png Chitlesh-cropped-2009.png Fudcon-boston-2009-val.png

O Fedora é livre para uso, modificação e distribuição, e inclui softwares que servem para trabalhar, jogar, organizar e socializar.

Note.png
IMAGE: nice F12 screenshot

O que há de novo no Fedora 12?

O Fedora 12 é composto de melhorias que deixam o Linux melhor do que nunca para todos os tipos de usuários. Abaixo mostraremos as principais novidades que você encontrará ao utilizar o Fedora 12.

Usuário Comum

Fedora inclui o Empathy, como cliente de mensagens instantâneas, que suporta chat, vídeo, e áudio. Você pode conversar com seus amigos que estão no AIM, Yahoo, Google Chat, Jabber, MSN, MySpace e muitas outras plataformas. Tirando proveito das mais novas melhorias no suporte a webcam e vídeo já embutidos no Fedora 12, o Empathy trás a experiência de uma nova geração de mensagens instantâneas.

Note.png
IMAGE: screenshot that shows webcam and instant messaging and audio

Para assistir vídeos na web, temos a nova geração do Ogg Theora, com ótima qualidade de streaming e com suporte nativo no Fedora 12. Aficionados por áudio irão aproveitar as melhorias do PulseAudio que permite streaming do seu sistema para outros clientes,

For watching videos on the web, next-generation Ogg Theora video provides crisp, vibrant streaming and downloadable media that works out of the box. Audio aficionados will enjoy PulseAudio enhancements that allowing streaming from their system to other clients, bem como o emparelhamento com dispositivos de áudio Bluetooth. Temos também o Firefox 3.5.4 que é a mais nova versão do navegador, que trás mais segurança, rapidez e diversão para seus usuários.

Note.png
IMAGE: happy person listening to music while talking with a friend via webcam
NetworkManager in action
O NetworkManager lhe ajuda a se manter online. Com suporte expandido para banda larga celular, fácil configuração de telefone bluetooth e integração de gerenciamento de senha. Com o NetworkManager, a sua navegação será possível com apenas um clique.

Melhorias do NetworkManager no Fedora 12 também incluem:

  • Suporte a nova geração do protocolo IPv6
  • Melhor suporte para conexões compartilhadas e estáticas
  • Redefinição do designer da interface, que agora é mais simples e e fácil de entender
O PackageKit encontra o software para você, seja quando procura maneiras de abrir arquivo enviados por amigos ou apenas quando deseja explorar entre os 15.000 pacotes que o Fedora provê sem custo. Você pode instalar todos os grupos ou software relacionados em apenas alguns cliques. Sem contar que o PackageKit também lhe ajuda a manter seu sistema seguro e atualizado.

Melhorias do PackageKit no Fedora 12 também incluem:

  • Uma refinada interface que é mais responsável e informativa
  • Suporte para instalação de pacotes diretamente no navegador de internet.
  • Um plugin de linha de comando que procura softwares que contenham os comandos digitados no console.
PackageKit in action

Existem milhares de pequenas correções: Limpeza, mais barras de navegação; um tema de área de trabalho mais limpo; ícones que lhe ajudam a descobrir o conteúdo do arquivo de forma mais rápida; e muito mais.

Produtividade no trabalho agora está fácil: não importa o que você faz -- email, navegação na internet, aplicações de escritório, design gráfico, robótica, designer de automação eletrônica, gerência de projeto, bancos pessoais, radio amador, webcomics - Você irá encontrar tudo aqui.

Screenshot-xournal-f12.png Fudconberlin-inkscaping.png Screenshot-inkscape-f12.png

Note.png
IMAGE: happy people playing with robots wearing a Fedora tshirt - Jef Spaleta?

Administradores de sistema

Virtualization-demo.png

O Fedora 12 trás para você o futuro primeiro. As tecnologias que fazem a plataforma open source ser a escolha para os administradores de sistema estão todas aqui. Rápida, fácil, segura e pronta para você trabalhar, feito mágica.

Um bom número de melhorias são incluídas no Fedora 12, que fazem sua vida mais fácil. Uma ferramenta de configuração inicial de ramdisk chamada Dracut ajuda a diminuir o tempo de boot. Agora com suporte ao ext4 no GRUB e o KMS (Kernel Mode Setting) é habilitado por padrão para sistemas com com placas de vídeo NVIDIA, ATI e Intel. Tudo isso para manter a inicialização gráfica mais rápida e suave.

Para quem usa o Samba, a adição do Cluster Samba GFS2 e melhorias no cluster HA (high availability) fazem o compartilhamento de dados entre máquinas mais fácil e mais confiável. O Fedora 12 também mantém constantes atualizações de segurança para sistemas críticos,e um bom número de melhorias em virtualização emergiu nessa versão, que agora utiliza a memória de forma mais eficiente, provendo maior flexibilidade para o hardware e soluções de rede. Por fim, melhorando o desempenho de imagens de disco virtual do convidado.

Note.png
IMAGE: something screenshot-ish for sysadmins... not sure what we want to do here, screenshot people can get creative, maybe an SELinux screen... or even something that's not a screenshot - a diagram illustrating how much faster the boot time is, etc maybe something corny comparing old vs. new? here's a screen shot after 30 seconds before, here's a screenshot of 30 seconds now... not sure. just braindumping

<<IMAGE: screenshot of happy sysadmin sitting in front of a rack> or maybe in front of his/her single monitor / keyboard showing the cluster admin interface?>>

Desenvolvedores

Para os desenvolvedores, o Fedora 12 inclui uma rica série de ferramentas de desenvolvimento, incluindo todas linguagens populares, IDEs e uma extensa série de bibliotecas. As mais recentes versões do emacs, mercurial e php são incluídas - você não precisa se preocupar em baixar e instalar a mais nova versão, nós já fizemos isso. Para desenvolvedores que utilizam o Eclipse, a versão 3.5 (Galileo) é incluída no Fedora 12, juntamente com outros plug-ins do Eclipse.

Fudconboston08-jesse.png FEL-f12-screenshot.png

Note.png
IMAGE: Pretty eclipse screenshot here plz, with entertaining code

Como começar

Intrigado? Quer pegar seu Fedora 12 e testar?

Você pode baixar um LiveCD sem se importar com o sistema operacioanal que esteja usando. Esse live CD lhe proverá uma versão de trabalho do Fedora, completa com as aplicações comuns, todas executadas a partir do CD - seu disco rígido não será alterado. Quando você estiver pronto, pode instalar o Fedora em seu disco com apenas um clique.

E se você estiver utilizando o Fedora 11, a sua atualização também é fácil. Veja mais em nossa documentação para ajuda.

<<Maybe a Live USB image for Atom??>>

Fedora: O Futuro, Primeiro.

Ajude a fazer o Fedora!

Bytecode-posse fudconberlin09.png

Nós adoraríamos ouvir suas opiniões sobre o Fedora 12. Tem alguma sugestão? Encontrou um erro? Comece olhando os Common F12 bugs para ver se não é uma falha já conhecida. (Essa página também tem informações do que fazer se seu erro não estiver lá)

Deseja entrar para comunidade Fedora e nos ajudar a fazer a melhor distribuição sempre melhor? Comece por http://fedoraproject.org/wiki/Join. Nossa comunidade é bem diversificada e aberta a todo tipo de colaborador. De artistas a criadores de códigos, testadores, escritores, tradutores e muito mais. Você realmente terá espaço para se envolver. Compartilhe o que você sabe ou nos ajude com algo que você deseja aprender; mentores estão sempre disponíveis para ajudar em seu início.

Outras leituras

Quer mais? Aqui temos outras leituras sobre o Fedora 12 ou então converse com membros da comunidade em nosso chat 24/7 em <<<LINK TO WEBCHAT>>>