From Fedora Project Wiki
m (Translating topic by topic)
 
No edit summary
Line 20: Line 20:


[[Multimedia/MP3/pt-br|  Mais informações...]]
[[Multimedia/MP3/pt-br|  Mais informações...]]
== Drivers de Kernel proprietários ==
Drivers proprietários não são incluídos no Fedora. Vários desenvolvedores do kernel consideram tais drivers violadores da licença GPL. O Fedora não inclui software proprietário.
{{Anchor|NVIDIA}}
== Driver de Vídeo Proprietário - NVIDIA ==
[https://fedoraproject.org/wiki/ForbiddenItems#NVIDIA Permalink para esta resposta]
Os Drivers gráficos de dispositivos NVIDIA são proprietários,  e vários desenvolvedores do kernel consideram tais drivers violadores da licença GPL. O Fedora não inclui software proprietário.
'''Fedora Sugere:''' Considere utilizar o driver livre Noveau, ou utilizar adaptadores gráficos da Intel ou AMD ou quaisquer outros fabricantes que desenvolvem especificações completas e/ou código-fonte para seus dispositívos.

Revision as of 11:30, 15 May 2012

Usuários e contribuidores do Fedora frequentemente perguntam a outros membros da comunidade, porque alguns itens não são incluídos no Fedora. Esta página proverá explicações sobre as mais frequentes excusões.

O Projeto Fedora fortemente encoraja o uso de Software Livre e open source, possuindo umq política de licenceamento que exige os seguintes requisitos:

  • Se for proprietário, não pode ser incluído no Fedora.([[Licensing:Main#Binary_Firmware|Firmware binária] é a única excessão a esta regra)
  • Se possui restrições legais, não pode ser incluído no fedora.
  • Se viola leis dos Estados Unidos da América(especialmente, Leis Federais ou Leis de estado aplicáveis), não pode ser incluído no Fedora.

Repositórios de terceiros normalmente possuem políticas de licenceamento mais liberais e possuem softwares que foram oficialmente excluídos do repositório principal do Fedora por diversas razões. O [FAQ]] do Projeto Fedora e o informativo http://fedorafaq.org provêem respostas úteis para as perguntas mais frequentes. Contudo, este faq informal não é afiliado ao Projeto Fedora. Você pode utilizar uma ferramenta de busca como o Google para buscar por ajuda adicional. Os softwares e drivers proprietários discutidos acima devem estar disponíveis com seus respectivos donos e distribuidores. O Projedo Fedora recomenta enfaticamente que você busque pelos distribuidores de hardware que funcionarão de forma completamente livre, não se restringindo a Patentes de Software ou outras incumbências legais.

Suporte a MP3

Permalink para esta resposta

O suporte para codificação e decodificação de MP3 não é incluido em quaisquer aplicativo do Fedora porque tal formato de arquivo é altamente patenteado em várias regiões, incluíndo nos Estados Unidos. O detentor da patente não possui a pretensão de liberar acesso irrestrito a patente, como o requerido pela GPL. Outras plataformas podem ter pago o "royalty" ou incluído software proprietário. Outras distribuições Linux não estabelecidas em uma região afetada por tal patente podem distribuir decodificadores/codificadores MP3 ou incluir software proprietário para tal. Contudo, o Fedora não pode incluir tais codificadores/decodificadores com o intúito de atingir o objetivo de prover apenas software livre ou de código aberto(open source) que não possui restrições de softwares patenteados.

Fedora Sugere: Se possível, utilize formatos sem restrições de patentes como o Ogg Vorbis (um formato com menor perda e maior qualidade que o MP3), ou FLAC (áudio sem perda)

Mais informações...

Drivers de Kernel proprietários

Drivers proprietários não são incluídos no Fedora. Vários desenvolvedores do kernel consideram tais drivers violadores da licença GPL. O Fedora não inclui software proprietário.

Driver de Vídeo Proprietário - NVIDIA

Permalink para esta resposta

Os Drivers gráficos de dispositivos NVIDIA são proprietários, e vários desenvolvedores do kernel consideram tais drivers violadores da licença GPL. O Fedora não inclui software proprietário.

Fedora Sugere: Considere utilizar o driver livre Noveau, ou utilizar adaptadores gráficos da Intel ou AMD ou quaisquer outros fabricantes que desenvolvem especificações completas e/ou código-fonte para seus dispositívos.