From Fedora Project Wiki
No edit summary
No edit summary
Line 76: Line 76:


'''Fedora Sugere:''' Considere a utilização de métodos não restritos de criptografia.
'''Fedora Sugere:''' Considere a utilização de métodos não restritos de criptografia.
{{Anchor|Sun_Java}}
== Java Oracle ==
[[ForbiddenItems#Sun_Java|Permalink para esta resposta]]
Atualmente, o java é licenceado através de uma licença livre, mas ainda possui algumas incumbências em seus binários que estão sendo removidos ou substituidos incrementalmente. A Red hat [http://www.press.redhat.com/2007/11/05/red-hat-helps-advance-open-source-java/ trabalhou] com a Sun para aprimorar a parte livre e de código aberto do Java. O Fedora 9 e acima incluem a OpenJDK com porções substituidas pela [http://icedtea.classpath.org/wiki/Main_Page IcedTea] O Projeto é completamente [http://blog.softwhere.org/archives/196 complacente a TCK]. O Fedora também inclue e desenvolve ativamente o [http://gcc.gnu.org/java GCJ] que pode ser usado para executar vários programas feitos em Java e suporta uma grande gama de funcionalidades e arquiteturas. Veja [[JavaFAQ]] para maiores detalhes.
{{Anchor|VMWare}}
== VMware ==
[https://fedoraproject.org/wiki/ForbiddenItems#VMWare Permalink para esta resposta]
O WMware é software proprietário. O Fedora não inclui software proprietário, e também inclui diversas [[Tools/Virtualization| tecnologias de virtualização]] que podem ser uma alternativa.

Revision as of 11:28, 16 May 2012

Usuários e contribuidores do Fedora frequentemente perguntam a outros membros da comunidade, porque alguns itens não são incluídos no Fedora. Esta página proverá explicações sobre as mais frequentes excusões.

O Projeto Fedora fortemente encoraja o uso de Software Livre e open source, possuindo umq política de licenceamento que exige os seguintes requisitos:

  • Se for proprietário, não pode ser incluído no Fedora.(Firmware binária é a única excessão a esta regra)
  • Se possui restrições legais, não pode ser incluído no fedora.
  • Se viola leis dos Estados Unidos da América(especialmente, Leis Federais ou Leis de estado aplicáveis), não pode ser incluído no Fedora.

Repositórios de terceiros normalmente possuem políticas de licenceamento mais liberais e possuem softwares que foram oficialmente excluídos do repositório principal do Fedora por diversas razões. O [FAQ]] do Projeto Fedora e o informativo http://fedorafaq.org provêem respostas úteis para as perguntas mais frequentes. Contudo, este faq informal não é afiliado ao Projeto Fedora. Você pode utilizar uma ferramenta de busca como o Google para buscar por ajuda adicional. Os softwares e drivers proprietários discutidos acima devem estar disponíveis com seus respectivos donos e distribuidores. O Projedo Fedora recomenta enfaticamente que você busque pelos distribuidores de hardware que funcionarão de forma completamente livre, não se restringindo a Patentes de Software ou outras incumbências legais.

Suporte a MP3

Permalink para esta resposta

O suporte para codificação e decodificação de MP3 não é incluido em quaisquer aplicativo do Fedora porque tal formato de arquivo é altamente patenteado em várias regiões, incluíndo nos Estados Unidos. O detentor da patente não possui a pretensão de liberar acesso irrestrito a patente, como o requerido pela GPL. Outras plataformas podem ter pago o "royalty" ou incluído software proprietário. Outras distribuições Linux não estabelecidas em uma região afetada por tal patente podem distribuir decodificadores/codificadores MP3 ou incluir software proprietário para tal. Contudo, o Fedora não pode incluir tais codificadores/decodificadores com o intúito de atingir o objetivo de prover apenas software livre ou de código aberto(open source) que não possui restrições de softwares patenteados.

Fedora Sugere: Se possível, utilize formatos sem restrições de patentes como o Ogg Vorbis (um formato com menor perda e maior qualidade que o MP3), ou FLAC (áudio sem perda).

Mais informações...

Drivers de Kernel proprietários

Drivers proprietários não são incluídos no Fedora. Vários desenvolvedores do kernel consideram tais drivers violadores da licença GPL. O Fedora não inclui software proprietário.

Driver de Vídeo Proprietário - NVIDIA

items/pt-br#NVIDIA Permalink para esta resposta

Os Drivers gráficos de dispositivos NVIDIA são proprietários, e vários desenvolvedores do kernel consideram tais drivers violadores da licença GPL. O Fedora não inclui software proprietário.

Fedora Sugere: Considere utilizar o driver livre Noveau, ou utilizar adaptadores gráficos da Intel ou AMD ou quaisquer outros fabricantes que desenvolvem especificações completas e/ou código-fonte para seus dispositívos.

Driver de Vídeo Proprietário - ATI Catalyst

Permalink para esta resposta

Os Drivers de dispositivo ATI Catalyst são proprietários, e vários desenvolvedores do kernel consideram tais drivers violadores da licença GPL. O Fedora não inclui software proprietário, porém, inclui o driver livre e de código aberto Radeon.

Fedora Sugere: Considere utilizar o driver livre Radeon.

Driver de Rede - NDISwrapper

Permalink para esta resposta

O NDISwrapper funciona como uma ponte para drivers Windows no espaço de kernel; muitos desenvolvedores consideram que ele viola a licença GPL do Kernel. E mais, o NDISwrapper não funciona com as funcionalidades padrão do kernel como 4k stacks, e cria um ambiente com drivers apenas binários no espaço de kernel, não podendo ser modificados ou aprimorados. Ainda, o NDISwrapper não funciona de forma plane sem arquivos pertinentes a drivers do Windows que, 1) não são redistribuíveis, portanto, não podem ser incluídos no Fedora e 2) não são de código-aberto, portanto, não podem ser inluídos no Fedora.

Fedora Sugere: Tente utilizar driver do próprio kernel que suportam vários dos dispositivos sem fio como placas Intel e adaptadores da Broadcom.

Real Media - Formato e Software

Permalink para esta resposta

A codificação e decodificação Real Media não é inluída no Fedora por ser pesadamente patenteada em várias regiões, incluindo nos Estados Unidos da America. O detentor da patente não possui a pretensão de liberar acesso irrestrito a patente, como o requerido pela GPL. Outras plataformas podem ter pago o "royalty" ou incluído software proprietário. Outras distribuições Linux não estabelecidas em uma região afetada por tal patente podem distribuir decodificadores/codificadores Real Media ou incluir software proprietário para tal. Contudo, o Fedora não pode incluir tais codificadores/decodificadores com o intúito de atingir o objetivo de prover apenas software livre ou de código aberto(open source) que não possui restrições de softwares patenteados.

Fedora Sugere: Se possível, utilize formatos sem restrições de patentes como o Ogg Vorbis (um formato com menor perda e maior qualidade que o MP3), ou FLAC (áudio sem perda).

Reprodução de DVD

Permalink para esta resposta

Reprodução de DVD(DVD encriptado CSS) pode figurar uma violação da DMCA - Estados Unidos , por consistir em um mecanismo de proteção de copyrights. Adicionalmente, MPEG2 é uma codificação patenteada portanto, mesmo DVDs sem encriptação não podem ser reproduzidos.

Fedora Sugere: A utilização de formatos sem restrição como o Ogg Theora são altamente recomendados durante a codificação de vídeos.

Mais informações...

Criptografia

Permalink para esta resposta

Alguns pacotes de criptografia não são incluídos com o Fedora, por conta das restrições e patentes dos Estados Unidos sobre a exportação de softwares com criptografia

Fedora Sugere: Considere a utilização de métodos não restritos de criptografia.

Java Oracle

Permalink para esta resposta

Atualmente, o java é licenceado através de uma licença livre, mas ainda possui algumas incumbências em seus binários que estão sendo removidos ou substituidos incrementalmente. A Red hat trabalhou com a Sun para aprimorar a parte livre e de código aberto do Java. O Fedora 9 e acima incluem a OpenJDK com porções substituidas pela IcedTea O Projeto é completamente complacente a TCK. O Fedora também inclue e desenvolve ativamente o GCJ que pode ser usado para executar vários programas feitos em Java e suporta uma grande gama de funcionalidades e arquiteturas. Veja JavaFAQ para maiores detalhes.

VMware

Permalink para esta resposta

O WMware é software proprietário. O Fedora não inclui software proprietário, e também inclui diversas tecnologias de virtualização que podem ser uma alternativa.