From Fedora Project Wiki

< Virtualization

Revision as of 13:12, 2 December 2016 by Fredlima (talk | contribs) (→‎Virtualização Completa)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)

Esta página cobre os esforços para integrar várias tecnologias de virtualização no Fedora. Para informações na utilização do Fedora como uma máquina virtual, veja Instalando uma Máquina Virtual do Fedora.

Introdução

A Virtualização permite executar diversas máquinas virtuais convidadas sobre um sistema operacional hospedeiro como o Fedora. O que isso significa é que utilizando um computador, você pode simular diversos computadores individuais e até executar sistemas operacionais diferentes em cada uma dessas máquinas virtuais. Existem diversas tecnologias diferentes de virtualização, incluindo opções de softwares tanto free e open source quanto proprietárias. Um bom artigo no Web site IBM DeveloperWorks (M Tim Jones, Dec 2006, archived) ilustra as quatro principais famílias de virtualização diferentes, nomeadas de emulação de hardware, virtualização assistida por hardware, para-virtualização (PV) e contêineres/zonas.

Emulação de Hardware

Virtualização de Emulação de Hardware

Emulação de Hardware utiliza uma VM para simular o hardware exigido. Algumas implementações:

Virtualização Completa

Virtualização Completa

A virtualização completa utilizar um hypervisor (conhecido como VMM, que significa Virtual Machine Monitor) para compartilhar o hardware básico. Algumas implementações:

  • KVM/QEMU é uma solução de virtualização completa para Linux sobre hardware x86 contendo extensões de virtualização (Intel VT or AMD-V). Utilizando o KVM, pode-se executar múltiplas máquinas virtuais executando imagens não modificadas do Linux ou Windows. KVM é parte do RedHat Emerging Technologies (ET).
  • Xen é um monitor de máquina-virtual que provê serviços que permitem múltiplos sistemas operacionais de computador executarem sobre o mesmo hardware de computador concorrentemente. O Xen tem sido a solução escolhida para as distribuições do RedHat EL desde 2005. O kernel-2.6.18 deixou de dar suporte ao Xen, mas os módulos/modificações necessárias foram adicionadas ao kernel upstream novamente, a partir da 2.6.37 para o DomU (convidados) e a partir da 3.0 para o Dom0 (domínio básico, parte do hospedeiro). Portanto, o suporte de hospedeiro do Xen Dom0, que foi removido após o Fedora 8, agora foi reintroduzido, no Fedora 16 (veja Suporte ao Xen Dom0)
  • VirtualBox é uma solução de virtualização completa para hardware x86 e AMD64/Intel64. A Sun Microsystems começou esse projeto, no qual agora é apoiado completamente pela Oracle. Existe um esquema de licenciamento duplo, entre os quais a GPLv2. O VirtualBox é comprovadamente uma das soluções mais velozes de virtualização completa.

Para-Virtualização (PV)

Para-Virtualização

Paravirtualização compartilha o processo com o sistema operacional convidado. Algumas implementações:

  • KVM (veja abaixo).
  • Xen (veja abaixo).
  • xenner é um utilitário que permite aos convidados paravirtualizados do Xen serem executados utilizando o KVM.

Virtualização ao nível de Sistema Operacional

Virtualização baseada em Contêineres

Virtualização ao nível de sistema operacional divide em partes um hospedeiro em convidados isolados, que são portanto tipos do chroot, mas com um isolamento de recursos muito mais forte. Consequentemente, nós frequentemente falamos sobre contêineres ou zonas para referir a essa família de virtualização. Algumas implementações:

  • Docker isola um único processo em seu próprio ambiente
  • sandbox
  • OpenVZ... e no ProxMox baseado em Debian para um servidor pronto para uso
  • LXC (Contêineres Linux)
  • Linux-VServer, no qual parece estar inativo a algum tempo (a ultima notícia foi em 2009)

Suporte do Fedora

No momento da redação dessa wiki, o Fedora inclui o suporte completo ao KVM/QEMU, Xen e ao LXC.

Um número de terceiros (por exemplo, RPMFusion) fornecem pacotes adicionais para outras tecnologias de virtualização: OpenVZ, Linux-VServer, VirtualBox.

Antecipando essa diversificação de tecnologia, desde os dias do Fedora Core 5, todas as aplicações de gerenciamento base foram construidas sobre o conjunto de ferramentas libvirt, que oferece uma API independente de tecnologia para o gerenciamento de sistemas virtuais.

Nuvens

Como as infraestruturas baseadas em nuvem dependem, por natureza, de tecnologias de virtualização, ambos os assuntos são portanto altamente inter-relacionados. Existe um Cloud SIG (Special Interest Group) dedicado ao assunto, vale apena segui-lo também.

Histórico

O Fedora Core 5 foi a primeira versão a incluir o Xen como uma tecnologia integrada base. A nova virtualização nativa do Linux, KVM, foi introduzida no Fedora 7. Para uma explicação mais detalhada sobre o progresso da virtualização no Fedora, consulte a página Histórico de Virtualização.

Notícias

Existe uma cobertura semi-regular de notícias de Virtualização no Fedora Weekly News, e detalhes mais detalhados sobre o status das atualizações postados na Lista de Discussão fedora-virt. Para um referência facilitada, exite um arquivo de notícias de virtualização

Iniciando-se

Veja iniciando-se na virtualização para uma excelente visão geral sobre a utilização das capacidades de virtualização no Fedora.

Alguns artigos de revista sobre virtualização também possuem um material introdutório.

Bugs

Veja Como depurar problemas de Virtualização por algumas dicas sobre como relatar bugs de virtualização no bugzilla.

Se você deseja ajudar na triagem e correção de bugs de virtualização, bugs de virtualização é um bom ponto de partida. Na página Virtualization Preview Repository, você deve encontrar informações se você pode ser um testador de virtualização em potencial.

Lista de discussão e IRC

Para entrar em contato com usuários e desenvolvedores de virtualização do Fedora experimente #virt no irc.oftc.net. Não existe nenhuma lista de discussão designada para o virt, então experimente as listas padrão do Fedora como a lista users ou devel.

Pacotes Relevantes

Nós temos uma página contendo um catalogo de todos os pacotes relacionados a virtualização no Fedora.

oVirt

oVirt é um projeto baseado no Fedora no qual provê pequenas imagens de hospedeiro e um console de gerenciamento de máquina virtual baseado na web. Veja o website para aprender mais e envolver-se.

Outras informações sobre virtualização

Você poderá encontrar mais informações sobre virtualização na página de categoria de virtualização nessa wiki.