Pt/Overview

From FedoraProject

< Pt
Revision as of 15:11, 21 August 2008 by Silvioreis (Talk | contribs)

Jump to: navigation, search

Contents

Visão Geral do Fedora

Um pouco de história

A história do então estudante Linus Torvalds que no início dos anos 90, na Universidade de Helsínquia que desenvolveu a primeira versão do Linux para correr nos seus 386, já é famosa. Tendo partilhado a sua criação com milhares de outros programadores, engenheiros e hackers, conseguiu em pouco tempo que a sua versão (gratuita) de Unix fosse mais estável, económica e segura que muitos outros sistemas operativos mais conhecidos.

Os parcos requisitos de funcionamento do Linux fazem com que hoje os maiores fabricantes o utilizem em máquinas que vão desde o computador de bolso ao maior mainframe em funcionamento, e que milhares de escolas, universidades, governos e empresas por todo o mundo (inclusivé em Portugal, nomeadamente ao nível da Administração Pública) tenham vindo a privilegiar a sua utilização (nalguns casos mesmo, impondo, dados os seus muito reduzidos custos) quer em aplicações rotineiras quer em aplicações críticas. A Red Hat que é lider em soluções linux, tinha como seu principal produto, o Red Hat Linux que era vendido tanto para uso pessoal como empresarial. No entanto, em 2004 a Red Hat resolveu concentrar seus esforços no mercado empresarial, acabando com o desenvolvimento pessoal. Surgiu assim o Fedora!

O que é então o Fedora?

O Fedora Project é um conjunto de projectos patrocinado pela Red Hat , e desenvolvido numa parceria conjunta entre os seus engenheiros e a comunidade open source. Um dos principais objectivos do Fedora é ter um rápido progresso do software - por isso ele é lançado aproximadamente duas vezes ao ano.Tudo com o objetivo de alcançar o melhor sistema operativo e plataforma que o software livre pode prover.

O Fedora é completamente livre, e nós estamos comprometidos a mantê-lo desta forma. É a melhor combinação de robustez e recursos mais recentes que existem no mundo do software livre.

O que significa software livre?

Software livre significa que o código fonte se encontra disponível. Ao alterar o código fonte, vai mudar o programa. Tem assim o direito de mudar o programa, e de distribuir novos programas baseados no código fonte de programas antigos, mas se o fizer deve distribuir o código modificado por si. A linha de pensamento é Fazer a Coisa Certa. Para nós, isso significa fornecer software livre e de código aberto, sem custo algum, que pode ser usado, alterado e livremente redistribuído, sem preocupações com patentes de software.

Liberdade: Faça ogg, e não mp3

Por que o Fedora não consegue tocar arquivos mp3?

Por que o mp3 é popular? É porque ele é melhor que todos os outros formatos?

Não. O formato mp3 é popular porque seus criadores o licenciaram amplamente para espalhar a sua adocção. Então, quando ele se tornou o padrão, eles começaram a forçar suas patentes agressivamente e restritamente.

Os codecs multimédia livres e de código-fonte aberto - como por exemplo a família de codecs Ogg - são superiores e eles não estão limitados por patentes. Nunca estiveram, e nunca estarão. É por isso que nós apoiamos o Ogg Vorbis (do tipo lossy, com perda) e o FLAC (do tipo lossless, sem perda) para áudio geral, Speex para fala, e Ogg Theora para vídeo.

Para aqueles que insistem em usar mp3,ou outros formatos proprietários é possível instalá-los no Fedora. Ainda assim, preferimos muito mais mudar o mundo ao invés de ir junto com ele..

Comunicando: A Comunidade Fedora

Fedora Web Forums:: Para ajuda ao utilizador, use o Fedora Web Forums

Fedora Mailing lists:: O Projeto Fedora tem bastantes listas de discussões para utilizadores e contribuintes.

Canais Fedora IRC Chat:: Converse e coloque questões em tempo real nos canais IRC Fedora, em irc.freenode.net.

Para outras formas de comunicar com a comunidade Fedora, consulte http://fedoraproject.org/wiki/Communicate.

Liberdade: Conselho do Projeto Fedora

O Conselho do Projeto Fedora é feito por membros da comunidade Fedora tanto de dentro quanto de fora da Red Hat. O conselho define a direcção geral do Fedora, fortalece os laços entre a Red Hat e a comunidade, e dá mais poder para a comunidade inovar em novos e excitantes projectos. Mais importante, o Conselho dá a certeza de que o Fedora continua para sempre livre, para todos.

Referências

Como contribuir

Triagem: Junte-se ao projeto Fedora Triage

O Fedora move-se muito rápido e tem muitos utilizadores. Como resultado disso, temos muitos relatórios de bugs.

As pessoas geralmente são pouco cuidadosas na hora de relatar bugs. Muitos destes bugs são pouco explicados, não replicáveis, duplicados, ou simplesmente não são nem um pouco bugs. Gasta-se muito tempo para os desenvolvedores olharem os relatórios de bugs com o objetivo de determinarem quais são válidos e quais não são.

Os membros que fazem do Fedora Triage fornecem um serviço incrivelmente valioso. Certificando-se de que todos os bugs são bugs válidos, eles economizam incontáveis horas dos desenvolvimentos e permite ao Fedora produzir mais rapidamente programas melhores.

Junte-se ao Projeto de Triagem Fedora em http://fedoraproject.org/wiki/BugZappers.

Documentação: Junte-se ao projeto Fedora Docs

O objetivo do Projeto de Documentação é criar documentação baseada em tarefas que seja de fácil compreensão para os utilizadores e desenvolvedores do Fedora. Guias mais longos estão disponíveis para cobrir tópicos maiores como uma Instalação.

Junte-se ao Projeto de Documentação Fedora em http://fedoraproject.org/wiki/DocsProject/

Colecção de Pacotes: Junte-se ao projeto de Empacotamento do Fedora

Há um óptimo grande mundo de softwares livres por aí, e mais está sendo desenvolvido a cada dia. O objetivo do Fedora Extras é fazer com que todos estes programas estejam disponíveis aos usuários do Fedora com apenas um clique de um botão.

Porém, empacotar e manter um programa dá muito trabalho. E aquele programinha legal que não está disponível em um RPM fácil de instalar? Alguém só precisa empacotá-lo. Esta pessoa pode muito bem ser você, não acha?

Aprenda a fazer bons pacotes de programas, e compartilhe suas aplicações favoritas com centenas de milhares de usuários Fedora ao redor do mundo.

Junte-se ao projeto Fedora Extras em http://fedoraproject.org/wiki/PackageMaintainers

Tradução: Junte-se ao Time de Tradução do Fedora

O Fedora precisa estar disponível para todos os utilizadores ao redor do mundo. O Fedora fala a sua língua? Se não, ele deveria. Você pode ajudar. Junte-se à Equipa de Tradução do Fedora em:

http://fedoraproject.org/wiki/DocsProject/Translation


Embaixadores: Torne-se um Embaixador Fedora

Faça o que nós estamos fazendo aqui. Espalhe boas palavras sobre o Fedora. Espalhe o glamour. Espalhe a ação. Crie ondas. Encoraje a participação. Encoraje a comunidade.

Não se esqueça de coletar as sugestões e ouvir os utilizadores. Faça uma boa crítica, ou ouça as boas críticas de outros. Nos diga o que funciona, e o que não funciona. Nos ajude a aprimorar o projeto e ganhar ainda mais utilizadores Fedora.

Ajude o Fedora Fazer a Coisa Certa. Junte-se a nós em: http://fedoraproject.org/wiki/Ambassadors

Live CDs: Junte-se ao Projeto Fedora Live CD

Quer demonstrar o poder, a tecnologia e a usabilidade do Fedora?

Quer dar um passeio de teste com o Fedora?

Quer ajustar e experimentar?

Crie seus próprios Live CDs do Fedora.

Use o Live CD e as ferramentas de criação de Live CDs do Fedora em http://fedoraproject.org/wiki/LiveCD

Por que eu devo ajudar?

Seu nome sob luzes, um CV online, e talvez uma viagem para o FUDCon.

Primeiro, contribua para o Fedora e tenha seu nome na distribuição. Ei, o que é justo é justo.

Segundo, se você for um contribuidor para o Fedora, basta você pedir para seus prováveis empregadores para procurar seu nome no Google.

Terceiro, os principais contribuidores para o Fedora recebem uma quantia de dinheiro para comparecer à Conferência de Usuários e Desenvolvedores Fedora (Fedora Users and Developers Conference) na localidade mais próxima deles. Você terá a oportunidade de se encontrar com alguns dos gigantes do movimento de código-fonte aberto em pessoa.

E por último, de qualquer maneira você estará brincando com isso tudo. Gaste o seu tempo fazendo coisas que você irá gostar, e outros irão usar. Que mais incentivo você precisa? Junte-se a nós.