From Fedora Project Wiki

< Pt

Visão Geral do Fedora

O que é o Fedora?

Fedora tem tudo a ver com liberdade e rápida inovação

O Fedora é um sistema operativo baseado em Linux que fornece aos utilizadores o acesso ao mais recente software livre, num ambiente estável, seguro e fácil de gerir. Nós acreditamos firmemente nos bem establecidos princípios que criaram todos as componentes do nosso sistema operativo, e por isso nós garantimos que o Fedora será sempre livre para que qualquer pessoa em qualquer lugar, possa usar, modificar e distribuir.

O Fedora é patrocinado pela Red Hat , e desenvolvido numa parceria conjunta entre os seus engenheiros e a comunidade open source - uma comunidade mundial de pessoas de todo o mundo que trabalham uns com os outros para promover os interesses da livre circulação da cultura. Todos estão convidados a participar, e não importa o que suas habilidades são, nós temos um lugar para si na nossa comunidade! A comunidade Fedora inclui engenheiros, artistas, administradores de sistema, web designers, escritores, oradores, e tradutores - todos eles terão prazer em ajudá-lo.


Quem utiliza o Fedora?

Linus Torvalds, criador e desenvolvedor do kernel Linux utiliza o Fedora

NASA systems

Roadrunner, o Supercomputer número 1 do mundo

Wikipedia servers

Cerca de uma centena de derivative distribuições derivadas incluindo Red Hat Enterprise Linux e OLPC

Até mesmo Robôs usam

Milhões de outros utilizadores

O que é que faz o Fedora ser diferente?

Nós tentamos sempre fazer a coisa certa, e fornecer apenas software livre e de código aberto. Vamos sempre lutar para proteger e promover soluções que qualquer um pode usar e redistribuir sem se preocupar com patentes de software. Com isto em mente, todos os nossos desenvolvedores estão focados em trabalhar em estreita colaboração com o upstream , pelo que todos possam beneficiar do nosso trabalho e tenha acesso à nossa evolução, o mais rapidamente possível. Devido à enorme quantidade de inovações que o Fedora desenvolve, este enfoque tem tido efeitos significativos e duradouros. Alguns dos mais recentes desenvolvimentos em software livre e de código aberto que o Fedoratem impulsionado incluem:

O inverso também acontece: uma vez que o Fedora trabalha junto das equipas de desenvolvimento do upstream, o Fedora muitas vezes recebe o software mais recente antes de qualquer outra pessoa.

Outra diferença notória do Fedora é que o nosso objetivo também é capacitar outras pessoas a exercer a sua visão do que um sistema operativo livre como deveria ser. Por isso é tão fácil criar a sua própria distribuição, graças a ferramentas que estão fácilmente disponíveis no. Estas ferramentas permitem-lhe seleccionar rapidamente os pacotes e os programas que você quer,e criar imagens de CD / DVD ou USB. Algumas versões oficiais do Fedora tem crescido desta forma, incluindo:

  • Fedora Electronic Lab
  • Fedora Xfce spin
  • Fedora desenvolvedores spin
  • Fedora Jogos Spin

Onde posso obter o Fedora?

Muito fácil! Basta visitar esta página e efectuar o download. Pode experimentar o Fedora sem instalar nada no computador graças às nossas imagens em CD/DVD or USB - de facto é mesmo possível criar um Ilve USB através do Windows !

Mesmo que possua uma conexão lenta à Internet, pode obter o Fedora graças ao programa Free Media

Como contribuir

Gostou do que viu? Gostaria de colaborar? Esta página tem todas as informações que necessita