From Fedora Project Wiki
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

MP3

O Suporte a MP3 é amplamente discutido na comunidade do Fedora. Se você deseja navegar por alguns sites da comunidade do Fedora, para obter mais informações e discussões, acesse:

O Fedora não pode executar a inclusão de suporte a codificação e decodificação do formato MP3, pois requer tecnologias patenteadas e o detentor não provê licenças que sejam compatíveis com os requisitos do Fedora. O MP3 é atualmente o formato de arquivo mais utilizado para compressão com pouca perda, e suportado pela grande maioria dos artistas. As patentes do MP3 são protegidas pelos Estados Unidos e por tratados internacionais, e o Fedora honrará o cumprimento de tais leis e tratados.

Para maiores informações sobre o licenceamento do MP3, visite:

Repositórios de Terceiros que podem adicionar o suporte ao MP3 em vários dos tocadores de mídia, porém o Fedora não inclui tal software por padrão. O Fluento, lançou um plugin para o GStreamer com o licenceamento adequado para usuários, e tal plugin adicionará suporte a MP3 nos tocadores de mídia do Fedora que utilizarem o GStreamer como seu backend. Para maior informações, visite:

https://fedoraproject.org/wiki/Installing_the_Fluendo_MP3_plugin

Como uma alternativa ao MP3, o formato de áudio Ogg Vorbis é suportado no Fedora. Tal suporte também é livremente disponível em outras plataformas. Este é um formato irrestrito com qualidade comparável se não superior ao do MP3. Apesar de não ser tão comum quanto o suporte a MP3 em diversos dispositivos, uma gama de dispositivos portáteis que aceitam o formato Ogg. Veja sobre os formatos Xiph.Org para maiores informações: