From Fedora Project Wiki

Esta página fornece algumas instruções básicas para o uso diário do sistema de manutenção de pacotes baseado em git para o Fedora. Destina-se principalmente a mantenedores de pacotes Fedora novos e atuais, mas cobre brevemente o uso anônimo somente leitura do sistema. Não é um guia para o pacote RPM em si. Algum conhecimento pré-existente sobre git pode ser útil, mas não é um pré-requisito (na verdade, o pacote do Fedora pode ser uma introdução relativamente fácil).

Você pode estar procurando ou também estar interessado em:

Instalando fedpkg e fazendo a configuração inicial

Comece instalando Package-x-generic-16.pngfedpkg com dnf install fedpkg. Esta será sua interface principal para o sistema de empacotamento.

Você também deve ter uma chave ssh configurada no Fedora Accounts System para poder fazer alterações em qualquer pacote (incluindo os seus). O fedpkg espera que a chave ssh correta esteja disponível em seu chaveiro.

Antes de fazer o upload dos fontes com new-sources e upload e compilar pacotes no Koji (com build por exemplo), você tem primeiro que obter suas credenciais Kerberos com kinit. Por exemplo:

 kinit [nome_de_usuário_FAS]@FEDORAPROJECT.ORG

(Mantenha FEDORAPROJECT.ORG em caixa alta)

Defina seu nome de usuário do Fedora Account System em ~/.fedora.upn. Você pode fazer isso por meio de echo "nome_de_usuário_FAS" > ~/.fedora.upn.

Comandos comuns do fedpkg

Esta seção lista os comandos típicos do fedpkg em um fluxo de trabalho normal, com breves descrições. Neste fluxo de trabalho, estaremos operando no branch do Rawhide do pacote.

  • Faça o checkout de um pacote:
fedpkg co <nome_pacote_fontes>
cd <nome_pacote_fontes>
Detalhes

Isso obtém uma cópia os fontes do pacote do servidor. É conhecido como sua "cópia de trabalho".

  • Atualize sua cópia em local do servidor Fedora:
fedpkg pull
  • Obtenha os fontes do pacote:
fedpkg sources
Detalhes

Isso faz um pull de todas as fontes armazenadas no "cache lookaside" (veja mais abaixo). Passos como fedpkg prep e fedpkg srpm farão isso se necessário, mas você pode querer uma cópia imediatamente.

  • Faça suas alterações no pacote
Detalhes

Este não é um guia de empacotamento RPM, portanto, presumiremos que você sabe o que está fazendo aqui. Novas fontes e patches vão para o diretório da cópia de trabalho por enquanto.

  • Execute o estágio "prep" (extrai fontes, aplica patches etc) dentro do diretório de checkout:
fedpkg prep
Detalhes

Isso é útil para garantir que seus patches sejam aplicados de forma limpa e para inspecionar a árvore de fontes, se necessário.

  • Faça uma compilação local do estado atual:
fedpkg local
Detalhes

Este é o tipo mais simples de compilação de teste, mas geralmente é mais limpo e um teste melhor para fazer uma compilação scratch Mock ou Koji (veja abaixo).

  • Faça uma compilação com mock do estado atual:
fedpkg mockbuild
Detalhes

Isso aciona uma compilação do Mock, se você tiver o Mock configurado corretamente. Using_Mock_to_test_package_builds pode ajudar nisso.

  • Generate a .src.rpm from the current state:
fedpkg srpm
Detalhes

Você pode solicitar uma "scratch build" ao Koji (uma compilação de teste, que não irá para nenhum repositório) do .src.rpm gerado com o comando koji build --scratch (consulte man koji).

fedpkg diff
Detalhes

Isso é útil para garantir que você não tocou em algo por engano, se esqueceu de alterar o lançamento ou se esqueceu de incluir um changelog...

  • Execute algumas verificações (rpmlint) em seu pacote:
fedpkg lint
Detalhes

Se você quiser colocar alguns erros rpmlint na lista de permissões e evitar que eles apareçam, você pode criar um arquivo de configuração rpmlint chamado <nome_pacote_fontes>.rpmlintrc e será aplicado.

  • Mova para stage quaisquer patches ou novos arquivos fontes para fazer commit:
git add (algum_arquivo)
Detalhes

O git não considera todos os arquivos no diretório de trabalho como parte do repositório git por padrão (útil, para manter outros arquivos relevantes, como a árvore de fontes). Isso diz ao git para começar a considerar esses arquivos como parte do repositório localmente. Quando você faz "commit" e "push" depois, essa mudança é comunicada ao servidor.

  • Envie os novos arquivos fontes para o cache lookaside:
fedpkg new-sources
Warning.png
Alerta
Isso substituirá a lista atual de arquivos fontes, e não adicionará a ela. Consulte Detalhes para obter mais detalhes sobre o sistema de cache lookaside.
fedpkg upload
Detalhes

Fontes upstream "intocadas" (como tarballs de lançamento) e outros arquivos fonte maiores são armazenados no sistema de cache lookaside, não comprometidos diretamente com o git. Isso fornece armazenamento e transferência de arquivos mais eficientes. Os arquivos sources e .gitignore no repositório o mantém em sincronia com o cache lookaside. Toda vez que você usar fedpkg new-sources ou fedpkg upload, você deve se lembrar de fazer "commit" das alterações nesses arquivos.

new-sources "começa do zero", substituindo todos os arquivos atualmente no cache lookaside - você normalmente usará este comando para muitos pacotes com apenas um único tarball de fontes, cada vez que você atualizar para uma nova versão upstream. upload apenas adiciona o arquivo fornecido aos que já estão no cache. Lembre-se de não deixar fontes obsoletas por aí.

  • Troque para um branch diferente de lançamento:
fedpkg switch-branch <f39, el6, rawhide>
Detalhes

Cada versão do Fedora tem seu próprio branch em cada repositório de pacotes, de forma que diferentes compilações podem ser enviadas para cada versão. Veja abaixo mais detalhes sobre como trabalhar com branches.

  • Gere o changelog do git do changelog do pacote:
fedpkg clog
Detalhes

Este comando extrai a entrada do changelog do pacote para o arquivo clog, então você pode usá-lo como o changelog git se quiser. Alguns mantenedores fazem uma distinção entre os dois, outros não.

  • Faça commit das alterações:
fedpkg commit (-F clog) (-p) (-c)
Note.png
Diferença do git
Isso se comporta por padrão como git commit -a - ele organiza arquivos modificados e confirma todos de uma vez, embora não adicione arquivos que o git ainda não esteja rastreando.
Detalhes

Isso cria uma espécie de pacote, um "commit", de suas mudanças no repositório, com uma identidade única e um changelog. Outros mantenedores - e você, mais tarde - podem ver o histórico de mudanças no repositório com o "commit" como o melhor nível de detalhe. É uma boa prática usar muitos commits relativamente pequenos, cada um para um único propósito - não combine um aumento de versão com um monte de correções de espaço em branco e algumas mudanças de scriptlet tudo em um commit, crie commits separados para cada um.

O parâmetro -F clog usará o arquivo clog da etapa anterior como o changelog. -p irá empurrar (veja abaixo) ao mesmo tempo que comete. -c combina os passos clog e commit -F clog em um, se você quiser.

  • Faça push das alterações:
fedpkg push
Detalhes

Isso envia todos os novos "commits" em sua cópia de trabalho local para o servidor upstream. Se você ainda está aprendendo o sistema, agora é um bom momento para fedpkg co outra cópia do repositório em outro lugar, compare o que você obteve com sua cópia de trabalho e execute um teste de compilação nela.

  • Faça uma compilação "oficial" das alterações nos últimos "pushes":
fedpkg build
  • Envia compilações "oficiais" de um branch
fedpkg build
Detalhes

Não há diferença na linha de comando para enviar várias compilações de um fluxo de branch. Mas você precisa criar um arquivo de configuração package.cfg no repositório e definir a opção para as compilações. Por exemplo, o arquivo de configuração é criado em um fluxo de branch 8 do pacote foo, que possui conteúdo,

[koji]
targets = f28 epel7

Este exemplo mostra quando você executa o comando build, o fedpkg é capaz de enviar compilações para lançamentos, f28 e epel7.

Na prática, você pode especificar dois nomes de atalho fedora e epel por conveniência. O fedpkg recupera as versões atuais do Fedora e EPEL automaticamente. Portanto, se você não deseja selecionar um subconjunto de lançamentos, ou simplesmente compilar pacotes para lançamentos ativos sem saber o nome concreto do lançamento, nomes de atalho seriam úteis. Você pode especificar a compilação para rawhide, use o nome master.

fedpkg container-build
Important.png
Indo para produção
Este é o primeiro ponto em que você pode causar confusão real para um usuário real, portanto, use-o com cuidado. Se você estiver seguindo o exemplo e operando no Rawhide, sua compilação entrará no ar para os usuários do Rawhide algumas horas depois de executar este comando.
Note.png
Usa estado do push
Ao contrário da maioria dos comandos acima, ele opera no estado que você enviou ao git, não no estado local. Se você tiver problemas, certifique-se de enviar e enviar todos os patches e manipular as fontes corretamente.
Detalhes

Isso aciona uma compilação "real" (não do zero) do seu pacote em Koji. Dependendo da versão para a qual você está compilando, ela pode ir diretamente para o estado estável ou pode ter que ser executada através do processo de atualização. Veja o guia de atualização do pacote para mais detalhes sobre isso. O comando irá gerar uma URL onde você pode monitorar o progresso da compilação no Koji.

  • Envie uma atualização de pacote para a compilação mais recente (mas consulte Atualizando pacotes interdependentes se estiver fazendo alterações interdependentes em mais de um pacote):
fedpkg update
Detalhes

Novamente, consulte o guia de atualização do pacote para obter mais detalhes sobre este processo. Esta etapa não é realmente aplicável ao Rawhide, mas ilustrada aqui para integridade.

Sessão típica do fedpkg

Uma sessão típica pode ter a seguinte aparência:

fedpkg clone foo
cd foo
fedpkg sources
fedpkg new-sources foo-0.0.2.tar.bz2
gedit foo.spec       # altere as coisas exigidas no arquivo spec.
                     # rpmdev-bumpspec é útil para atualizações simples de versão
fedpkg mockbuild     # verifica se as alterações que você fez estão corretas
fedpkg diff
fedpkg lint
fedpkg commit -p -c  # faz commit e push de uma só vez

Trabalhando com branches

Cada versão do Fedora é representada por um branch no repositório git. Você pode alternar entre eles desta forma:

fedpkg switch-branch f39
fedpkg switch-branch f38
fedpkg switch-branch rawhide

O branch rawhide é para Rawhide. Você pode manter cada branch inteiramente separado, se desejar, copiando laboriosamente as alterações entre eles (contanto que você sempre permaneça dentro dos requisitos da política de atualizações). No entanto, git nos fornece várias ferramentas úteis para trabalhar com branches. Aqui está um exemplo:

fedpkg clone bzrtools
# Faz algumas alterações no branch rawhide
fedpkg new-sources bzrtools-2.2.tar.gz
gedit bzrtools.spec
fedpkg commit
fedpkg switch-branch f39
git merge rawhide
# para fazer push para o repositório
fedpkg push

Isso irá "mesclar" as mudanças do branch rawhide (Rawhide) para o branch f39. Os aficionados do git podem notar que este é um fluxo de trabalho um tanto incomum, mas é apropriado para o contexto de gerenciamento de pacotes. Lembre-se, após empurrar e compilar para uma versão estável ou uma versão em um branch após Bodhi ser ativado, você terá que enviar uma atualização antes que qualquer outro usuário do Fedora veja sua compilação.

Observe que as mesclagens só funcionarão de maneira limpa, desde que as ramificações não tenham divergido anteriormente. Ou seja, se você fizer isso:

fedpkg clone bzrtools
# Faz algumas alterações no branch rawhide
fedpkg commit
fedpkg switch-branch f39
# Faz algumas alterações no branch f39
fedpkg commit
fedpkg switch-branch rawhide
# Faz mais algumas alterações no branch rawhide
fedpkg commit
fedpkg switch-branch f39
git merge rawhide

você pode encontrar um merge conflict (conflito de mesclagem).

Lembre-se de que git é um sistema colaborativo e usado como tal no gerenciamento de pacotes do Fedora. Frequentemente, você deve considerar as alterações feitas por outros ao trabalhar em um pacote e como suas alterações afetarão os outros.

Resolvendo conflitos de mesclagem

Este é um tópico amplo e um tanto além do escopo deste guia, mas podemos fornecer dicas básicas. Existem outras boas referências no livro git e no github.

Quando você executa git merge e ocorre um conflito, você pode editar os arquivos que possuem conflitos. Remova os marcadores de conflito nos arquivos e mescle as alterações manualmente. Use git diff ou fedpkg diff para inspecionar as mudanças em relação ao estado pré-conflito e verifique se você está feliz com a resolução. Então você pode enviar os arquivos com fedpkg commit ou git commit -a. git saberá se você resolveu o conflito verificando se todos os marcadores de conflito foram removidos.

Usando git mergetool para resolver conflitos

Git fornece um programa gráfico diff para ajudar a resolver conflitos. Isso pode ser útil para visualizar quais mudanças ocorreram e lidar com elas como um conjunto.

git config --global merge.tool meld
fedpkg switch-branch f39
git merge rawhide
# Conflitos ocorreram
git mergetool            # Abre uma mesclagem mostrando uma diferença
                         # de três maneiras de mesclagem, árvore de
                         # trabalho e o último commit
# Resolvidos todos os conflitos na interface gráfica
git add CONFLICTEDFILES
git commit

Solicitando dist tags especiais

Quando uma mudança em um pacote afeta um grande número de dependências (por exemplo, todos os pacotes perl, python, ruby ou ghc), exigindo que eles sejam recompilados, pode ser melhor inicialmente fazer as compilações em um repositório especial, de modo que haja menos interrupção em Rawhide.

Se você acha que tem uma atualização que se enquadra neste caso, você pode solicitar uma tag especial dist preenchendo um tíquete de engenharia de lançamento. Alguém da engenharia de lançamento provavelmente desejará discutir suas necessidades para ter certeza de que este é realmente um caso apropriado (não há problema, pergunte se você não tem certeza) e que você receberá o que precisa.

Dicas e truques

Usando fedpkg anonimamente

Você pode usar o fedpkg assim:

fedpkg clone --anonymous <algum_pacote>

para verificar um pacote sem exigir identificação. Obviamente, você não será capaz de fazer nenhuma mudança neste repositório, mas é útil para não empacotadores que simplesmente desejam examinar um pacote, fazer mudanças para seu próprio uso e talvez enviar mudanças para um desenvolvedor Fedora.

Nomes de branches locais

Se você usar comandos git para ramificar e fazer checkout diretamente, poderá definir os nomes de branch local que desejar. Se você usar fedpkg switch-branch, o padrão será a criação dos nomes usados nos exemplos acima.

branch e estado atual no promtp de shell

Frequentemente, é útil saber rapidamente em qual branch você está trabalhando. Você pode adicionar essas informações ao prompt do bash com as informações aqui.

Importando um .src.rpm para atualizar

The fedpkg import command usually used to initially populate a git package repository from a .src.rpm that has been through the Package Review Process can also be used to update a normal working copy, if you have an old-school packaging process to which you are particularly attached. Just run fedpkg import file.src.rpm and it will upload new tarballs into lookaside cache, update a working copy of the last version found in git, and commit all changes. fedpkg import --help documents some other parameters it can accept.

Warning.png
Caution!
This approach makes it harder to verify that your changes are safe and do not overwrite changes made to the package by others. For this reason, its use is not recommended.

Fazendo alterações em um branch mais antigo sem quebrar o caminho de atualização

Here is the scenario: you've built your package successfully on the 39 branch, but there is a problem keeping your package from building on last.

Solution: make your changes in the branch and then add a digit to the very right of the release tag. There is no need to change the release in the other branches. This allows upgrades to work smoothly if the user upgrades to a newer release of Fedora.

Name:    foo
Version: 1.0
Release: 1%{?dist}

Name:    foo
Version: 1.0
Release: 1%{?dist}.1

Then tag and build as usual. This approach was initially discussed in this mailing list thread.

Removendo uma compilação de pacote pendente para Rawhide ou Branched

From time to time you may want to remove a package build you submitted to Rawhide or to Branched prior to the Alpha freeze (both cases where the build would usually go out to the main repository without further gating). This could happen in a situation where a bug or issue is found in your package that will be resolved upstream in the next release, or you realize you made a significant mistake in the build that cannot easily be corrected.

Stop (medium size).png
Use this carefully!
This should only be done on the same day of the build, before it is included in a compose. If your build was already included in a compose you must not untag it! Check the Release Engineering Dashboard to get the starting time of the last compose.

You can remove the package by using Koji: koji untag-pkg f40 foo-1.1.3-1.fc40

where foo-1.1.3-1.fc40 is replaced with the name of your package build. See koji help or using Koji for more information.

Impressão digital de ssh

The recommended option is to include "VerifyHostKeyDNS yes" in your ~/.ssh/config file. This will result in using DNS to check that the key is correct.

But you can also manually check against the list of keys at https://admin.fedoraproject.org . The strings there are what ends up in your ~/.ssh/known_hosts file. So you can accept the fingerprint when prompted and then check that the correct string for src.fedoraproject.org ended up in your ~/.ssh/known_hosts file.

Problemas para se conectar ao repositório

The fedpkg tool clones repositories using the ssh:// protocol, so this should not be a problem normally (as long as you have your ssh key). If you cloned using the git utility itself, check the .git/config file to ensure the remote repository is being accessed via an ssh:// protocol, and not git://.

Ele compila aqui, porque não compila lá?

Is your package building locally - even with Mock, even as a scratch build! - but not when you run fedpkg build? Before you get too frustrated, remember fedpkg build runs on the package as it exists in the upstream repository, not your local working copy. Make sure you have committed and pushed all changes and source files, and handled the lookaside cache correctly. Other issues that have been reported, are issues because of build/make check parallelization and failures because of test suites that depend on operations finish on precise timing (and a busy build system may not be able to perform operations on time).

Referências