Distribution/pt-br

From FedoraProject

Jump to: navigation, search

Contents

Distribuição

O Fedora é um sistema operacional e uma coleção de aplicações livres e de código aberto baseadas em Linux. Qualquer um pode baixar, usar, modificar e redistribuir sem custo algum.

Como Obter o Fedora

Há muitas maneiras de se obter o Fedora. Aqui estão alguma delas:

  • Baixe e queime seus próprios CDs/DVDs
  • Obtenha o Fedora de um Fornecedor Terceiro
  • Patrocine ou Peça mídia no Programa FreeMedia
  • Use a instalação via rede (veja o Guia de Instalação )
  • Baixe um pequeno e único CD e instale a partir da Internet
  • Abaixo do diretório 'os' nos (espelhos ) da distribuição, em um diretório chamado 'images', você pode encontrar um pequeno arquivo chamado boot.iso, que pode ser queimado em um CD e ser usado para iniciar uma instalação via Internet. Por favor esteja ciente de que há preocupações com a confiabilidade associada a este método de instalação, e por isso não é recomendado para o usuário iniciante ou com problema de coração. Este método é geralmente de interesse dos testadores.
Idea.png
O Projeto Fedora lança atualizações frequentes, incluindo algumas atualizações de segurança, para pacotes nos repositórios de software do Fedora. Você deve ter certeza que seu sistema esteja atualizado após a instalação, e então mantê-lo sempre atualizado. Veja o guia Guia de Gerenciando de Softwares para detalhes sobre como usar as ferramentas do Fedora para manter seu sistema atualizado.

Atualizando

Para mais informações sobre a atualização de instalações já existentes do Fedora, veja o FAQ .

Ciclo de vida

Para detalhes sobre o ciclo de vida de cada lançamento do Fedora, por favor veja a página Ciclo de Vida.

Como redistribuir o Fedora

Preparando a Mídia

Quando você redistribui o Fedora, você precisa se lembrar que o que você faz reflete sob o Projeto Fedora e toda a comunidade em sua volta. Então é importante que você tenha um nível de qualidade com sua distribuição que vai de acordo com o Projeto Fedora e sua comunidade. Usando um CD-RW comum e uma caneta para preparar CDs e então vender a mídia na Internet irá refletir mal com o Fedora. Tal método é perfeitamente satisfatório para distribuir aos amigos, à família, Grupos de Usuários, e outros pequenos grupos pessoais. Se você deseja distribuir o Fedora em grande escala, por favor tente usar um equipamento apropriado para produzir CDs de qualidade. Não há regras específicas em como você poderia preparar a mídia, mas por favor tente se lembrar sobre o quanto afeta o que você faz para o projeto e a comunidade.

Não há padrões se tratando da preparação da mídia ou do empacotamento. É importante lembrar que sobre as marcas registradas quando preparando as etiquetas, os pacotes, ou material de marketing. Você pode produzir materiais impressos, cases, caixas ou etiquetas, desde que você esteja em sintonia com as diretrizes de marcas registradas. O Logo do Fedora também possui diretrizes similares. É altamente recomendável que você use o logo e os rótulos de mídia para quaisquer redistribuições.

Distribuidores OEM (Original Equipment Manufacturer)

O Projeto Fedora saúda os distribuidores OEM, mas os fornecedores também devem seguir as mesmas diretrizes de marcas registradas que os outros fornecedores. Especificadamente, você não deve modificar a instalação do Fedora e manter o nome Fedora. O mais próximo que você pode fazer é renomear completamente a distribuição para se adequar as diretrizes das marcas registradas, realizar suas modificações, e distribuir o produto sob um nome diferente. Você também não deve dizer que o seu produto "contém o Fedora" ou que é uma "edição" alternativa do Fedora. Você pode dizer que o seu produto é uma "derivação do Fedora", ou que é "construído a partir do Fedora", mas você deve deixar claro que seu produto NÃO é o Fedora. Se você usar o nome Fedora desta maneira, você precisa lembrar que Fedora é uma marca registrada, e por isso não tentar confundir ou iludir os usuários sobre uma relação não-existente entre você e o Projeto Fedora, ou a Red Hat.

Os distribuidores que não modificaram a instalação original do Fedora (além da instalação de atualizações geradas pelo Projeto Fedora) podem usar o nome Fedora de acordo com as diretrizes da marca registrada.

Diretrizes da Marca Registrada do Fedora

Se você estiver fazendo qualquer modificação no Fedora e o redistribuindo, reveja as Diretrizes da Marca Registrada do Fedora para entender o que você pode e não pode fazer com as marcas registradas do Fedora. O Projeto Fedora precisa proteger a sua marca, nome e reputação, e as diretrizes ajudam a proteger tanto os fornecedores legítimos quanto os usuários Fedora. O Fedora somente inclui softwares livres e de código aberto, e por isso você é livre para criar derivações, mas estas modificações podem necessitar que você distribua sob um nome diferente como definido nas diretrizes.

Distribuidores Online

Qualquer um pode distribuir o Fedora online, e há muitas maneiras de ajudar. Se você tem links dedicados, você pode fornecer um espelho público. Para começar, veja no final dos Espelhos . Se você tem apenas banda larga de consumidor, considere se juntar ao torrent .

Distribuições Derivadas do Fedora

Existem muitas distribuições existentes que derivam do Fedora. Para mais informações e listagens, veja a página Distribuições Derivadas.

Projeto de Distribuição

O Projeto de Distribuição do Fedora mantêm partes significativas desta seção, incluindo programas de distribuição variados e lista de fornecedores.