From Fedora Project Wiki

Baixe e Crie uma imagem Live ou Live USB

Para baixar uma imagem pré-construída do Fedora Live, visite a página de download. Então você poderá tanto:

Se você deseja construir e gravar sua própria ISO customizada, veja Como criar e usar um Live CD.

Vantagens e limitações

Benefícios:

  • Você pode demonstrar características ou experimentar um lançamento, incluindo a funcionalidade de testar o hardware, antes da instalação no disco rígido/SSD.
  • A instalação Live USB/CD/DVD é mais rápida do que uma instalação habitual. A instalação Live USB/SD tipicamente toma apenas alguns minutos e pode ser configurada com armazenamento persistente.
  • Você pode utilizar a tecnologia do Live CD para fazer backup e recuperação de seu disco rígido instalado.

Limitações:

  • Não é possível escolher os pacotes durante a instalação. As imagens Live geralmente tem menos pacotes do que a imagem de instalação habitual.
  • Não é possível fazer uma atualização pelo instalado do Anaconda. Se você possui uma partição /home separada, você apenas pode não formatá-la durante a instalação assim preservando as suas configurações e o conteúdo da /home.
  • Não é possível escolher um sistema de arquivos fora do padrão.
  • No momento que você desligar um computador executando a partir de um Live CD, você irá perder todas suas configurações ou pacotes instalados, mas as instalações Live USB/SD podem ser configuradas com armazenamento persistente.

Características da imagem Fedora Live

Características atuais:

  1. Um Live CD inicializável utiliza um rootfs temporário, em memória, com leitura e escrita, então é possível instalar programas para uso enquanto o Live CD estiver sendo executado.
  2. Opções de dados persistentes disponíveis nas instalações Live USB/SD.
  3. Instalação em discos rígidos ou drives USB/SD.
  4. Utiliza o SELinux no modo enforcing e outras características de segurança por padrão.
  5. Inclui os melhores softwares na mídia.
  6. Fique o mais próximo de uma instalação desktop normal no que diz respeito as características, ou tente os Spins especializados.
  7. Habilidade de criar um CD-ROM normal e mídias CD-R (menor que 700 MB) ou imagens DVD.
  8. Torna fácil para fazer um Live CD derivado com seus próprios repositórios, pacotes e artes.
  9. API utilizada por LTSP, criador de conformidade e outros

Contribuidores

Comunique-se

Usuários e desenvolvedores das imagens Fedora Live podem participar e contribuir nas discussões acontecendo na lista livecd do Fedora. (arquivos da lista antecessora)

Encontrando o Código

O código fonte para as ferramentas Live CD são mantidas no git. O repositório está em https://github.com/rhinstaller/livecd-tools/ . Você pode instalá-lo facilmente instalando o pacote 'livecd-tools'.

Arquivos do Kickstart estão no pacote spin-kickstarts.noarch.

Instalação no Disco Rígido

A possibilidade de instalar no disco rígido está disponível desde o Fedora 7. Após da inicialização da mídia live, clique no ícone instalar da sua área de trabalho para inciar a instalação. A instalação a partir de uma imagem live necessita que o GRUB e o diretório /boot sejam instalados em um disco com uma partição com o rótulo MSDOS, ou que a máquina suporte a inicialização EFI. Se a máquina pc-clone possuir apenas discos rígidos GPT, então você poderá necessitar da utilização de algo como um dispositivo de memória flash USB2.0 (com uma partição com rótulo MSDOS) como um destino intermediário.

No Fedora 15, ao invés de clicar no ícone da área de trabalho, escolha Aplicações->Ferramentas de Sistema->Instalar no Disco Rígido através do menu no lado de cima da tela.

Referências