From Fedora Project Wiki

< Overview

Revision as of 00:18, 30 June 2010 by Ruigo (talk | contribs)

O que é o Projecto Fedora?

O Projecto Fedora é uma parceria entre as várias comunidades de software livre de todo o mundo. O Projecto Fedora constrói comunidades de software livre e tem como resultado uma distribuição de Linux designada por "Fedora".

A nossa missão

A missão do Projecto Fedora é liderar o avanço do software livre e conteúdos, funcionando como uma comunidade colaborativa.

Elementos da Missão do Fedora

Os três elementos desta missão são claros:

  • O Projecto Fedora procura sempre liderar, nunca seguir.
  • O Projecto Fedora procura constantemente criar, melhorar e divulgar código e conteúdo livre/aberto.
  • O Projecto Fedora tem sucesso através da partilha de esforços por parte de muitas pessoas da nossa comunidade.

Os nossos valores

Os valores do Projecto Fedora, ou Fundações, estão definidos na própria página da wiki.

Acreditamos fortemente nos princípios fundamentais que levaram à criação de todos os componentes do nosso sistema operativo, e por causa disso garantimos que o Fedora será sempre livre e gratuito, em qualquer lugar, para quem o quiser utilizar, modificar e distribuir.

A nossa comunidade

O Fedora é mais do que apenas software. É uma comunidade de contribuidores de todo o mundo, incluindo voluntários e funcionários da Red Hat, que trabalham em conjunto para impulsionar os interesses do movimento da cultura livre. Todas as pessoas estão convidadas a juntar-se, e independentemente dos seus conhecimentos técnicos, nós temos um lugar para si na nossa comunidade! A comunidade Fedora inclui engenheiros de software, artistas, administradores de sistemas, web designers, escritores, embaixadores, e tradutores -- todos terão a maior alegria em ajudá-lo(a) a entrar na comunidade.

Acreditamos que todos os contribuidores deverão ser "excelentes uns com os outros". Ao criar um ambiente para contribuições construtivas, conseguimos comparar e discutir diferentes ideias para encontrar as melhores soluções, enquanto aumentamos o tamanho, diversidade e força da nossa comunidade.

A nossa metodologia

O Fedora é um centro para inovação no software livre, e cria uma comunidade onde todos os tipos de contribuidores -- programadores, escritores, artistas, administradores de sistemas, e outros entusiastas de software livre e de código aberto -- se juntam para desenvolver o ecossistema em benefício de todos. A comunidade Fedora contribui com tudo o que constrói de volta para o mundo do software livre e de código aberto, e continua a fazer avanços relevantes para comunidades mais vastas, como é evidenciado pela rápida e regular integração das suas funcionalidades noutras distribuições de Linux. Independentemente da distribuição de Linux que utilize, está a confiar em código desenvolvido dentro do Projecto Fedora.

Porque é diferente o Projecto Fedora?

Nós tentamos sempre fazer o que está certo e disponibilizamos apenas software livre e de código aberto. Nós iremos lutar para proteger e promover soluções que qualquer pessoa possa utilizar e redistribuir. Para este fim, utilizamos apenas software livre e de código aberto para suportar a própria infraestrutura do Fedora. Com isto em mente, todos os nossos programadores estão motivados em trabalhar proximamente com as equipas de desenvolvimento oficiais, logo todos poderão beneficiar do nosso trabalho e aceder às nossas modificações tão cedo quanto possível. Dada a enorme quantidade de inovação que o Fedora gera, esta estratégia tem tido efeitos significativos e duradouros. Alguns dos desenvolvimentos recentes no software livre e de código aberto que o Fedora impulsionou incluem:

O contrário também é verdade: ao estarmos próximos das equipas de desenvolvimento oficiais, o Fedora normalmente tem acesso ao software mais recente antes de qualquer outra distribuição. Isto é benéfico não só para a nossa comunidade, mas também para as equipas oficiais de desenvolvimento, já que os desenvolvimentos feitos são disponibilizados a uma audiência mais vasta, o que gera também mais feedback para estas.

Outra grande diferença do Fedora é o nosso objectivo de fazer com que terceiros compreendam aquilo que um sistema operativo livre deverá ser. O Fedora é a base de desenvolvimento de várias distribuições derivadas, tais como a Red Hat Enterprise Linux, a One Laptop Per Child XO, e os DVD's de Conteúdo Live da Creative Commons.

E isto não é tudo! É igualmente fácil a qualquer pessoa criar a sua própria distribuição, graças às fáceis ferramentas "remix" do Fedora. Estas ferramentas permitem-lhe rapidamente seleccionar os pacotes que deseja e criar imagens Live para CD's/DVD's ou canetas USB, ou discos de instalação. Algumas versões oficiais, ou o que nós designamos por "spins", do Fedora cresceram desta forma, incluindo:

  • Laboratório Electrónico Fedora (Live DVD instalável)
  • Spin Fedora Xfce (Live CD instalável)
  • Spin Jogos Fedora (Live DVD instalável)

Nós acreditamos que as patentes de software são prejudiciais, um obstáculo à inovação no desenvolvimento de software, e são inconsistentes com os valores do software livre e de código aberto. Apesar da forte integração de software proprietário e componentes patenteados possa superficialmente melhorar a facilidade de utilização, esta prática não beneficia a comunidade a longo prazo. A comunidade Fedora prefere abordagens que beneficiem o progresso do software livre a longo prazo, em vez de realçar facilidades de utilização de curta duração.

Juntar-se ao Projecto Fedora

Gostou do que leu e quer ajudar? É fácil! Esta página tem toda a informação que necessita, e não se esqueça que todos os nossos contribuidores têm acesso a ferramentas espectaculares que o ajudam a fazer o seu trabalho:

  • Fedora People - Disponibiliza alojamento gratuito para conteúdo alusivo ao Fedora
  • Fedora Planet - Uma agregação de blogs de contribuidores, para que possa acompanhar aquilo que outros andam a fazer
  • Fedora Hosted - O local perfeito para alojar os seus projectos de software livre e de código aberto
  • O servidor Gobby do Fedora, para que possamos trabalhar colaborativamente em documentos, em tempo real
  • O sistema de criação de pacotes Koji do Fedora, para que possa compilar o seu software para várias arquitecturas
  • A experiência e perícia de centenas de colegas contribuidores Fedora!
  • Fedora Talk - Um sistema telefónico VoIP gratuito

O que é a distribuição Fedora?

O Fedora é um sistema operativo, tendo por base o Linux, que disponibiliza aos seus utilizadores o acesso ao software livre e de código aberto mais recente, duma forma estável, segura e de fácil gestão. O Fedora é a maior das muitas criações de software do Projecto Fedora. Devido à sua predominância, a palavra "Fedora" é normalmente utilizada tanto para se referir ao Projecto Fedora como ao sistema operativo Fedora.

Base de utilizadores

Para além de outros objectivos, ansiamos por criar uma distribuição que não esteja apenas aberta a contribuições, mas também que corresponda às necessidades de um largo espectro de utilizadores. Ao responder às necessidades de um largo espectro de utilizadores, o Fedora encoraja a divulgação do software livre, a compreensão das suas metodologias, e a participação nos seus processos.

Como posso obter a distribuição Fedora?

É fácil! Visite esta página e descarregue-a. Pode experimentá-la sem instalar nada no seu computador, graças às nossas imagens Live em CD ou USB. Aliás, pode até criar uma Caneta USB Live no Windows!

Se tiver uma ligação lenta à Internet, ou mesmo se não tiver ligação à Internet, poderá ainda assim obter o Fedora, graças ao nosso voluntário Programa de DVD/CDs Grátis do Fedora.

De onde é que isto vem?

De uma comunidade de pessoas que querem por bom software livre a trabalhar em todo o mundo! Tem alguma coisa que quer fazer com o Fedora? Descarregue uma cópia e experimente!